Estudantes do Programa TJC visitam varas do Trabalho de São Gonçalo

Magistrados das varas do Trabalho de São Gonçalo receberam a visita, nesta terça-feira (27), de cerca de 20 estudantes e professores da rede estadual de ensino. Eles participam do Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), promovido pela AMATRA1 em parceria com o MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro) e  com a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação), através do projeto De Mãos Dadas pela Cidadania.

Os estudantes foram recepcionados pelo juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Maurício Madeo, e pelo juiz substituto Fabiano Luzes. Os magistrados transmitiram noções de Direito e cidadania aos alunos dos colégios estaduais Visconde de Itaboraí, Desembargador Ferreira Pintor, Luiz Gonzaga Júnior e Professor Tulio Rodrigues.

A coordenadora do Programa TJC, Benimar Medeiros, acompanhou a visita. O presidente da 8ª subseção da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro), Eliano Enzo da Silva, e a secretária geral adjunta, Marise Farias Duarte, também participaram da visita.

Maurício Madeo conduziu o grupo na visita em que os estudantes tiveram contato com os juízes da 1ª Vara, Rita de Cássia Ligiero Armond; da 2ª Vara, André Luiz da Costa Carvalho; da 3ª Vara, Rosemary Mazini; e da 6ª Vara, Denise Ferreira de Souza Barros Pacheco. O juiz titular da 4ª Vara também apresentou aos estudantes os procedimentos processuais e permitiu que eles participassem das audiências, com a concordância das partes.

“Eles passaram a conhecer alguns direitos e deveres. É importante passarmos estas noções para nossos jovens. Acho que o Programa TJC é muito importante para direcionar os jovens ao caminho correto e explicar que o sucesso só será alcançado com dedicação aos estudos. Acho que esta visita ficará registrada para o futuro deles”, disse Madeo.

Na avaliação do juiz Fabiano Luzes, é fundamental que o Poder Judiciário tenha as portas abertas para permitir que os futuros profissionais, advogados e juízes entendam que o Tribunal é um espaço de cidadania e de prestação de um serviço público. Ele ainda disse que a participação dos estudantes na audiência permitiu que eles pudessem se conscientizar sobre alguns princípios da Justiça.

“Em um determinado momento, a palavra foi franqueada a uma estudante. Ela perguntou porque estava sendo celebrado um acordo se a autora tinha a razão no caso. Foi uma oportunidade para explicar que a Justiça precisa ouvir sempre os dois lados da conversa antes de tomar um decisão e formar uma opinião. Este é o exercício do contraditório. E que isso acontece na Justiça, mas deve acontecer na vida, porque hoje, com as redes sociais, as pessoas tomam posições baseadas exclusivamente em um dos lados da história.”

A visita às varas é uma das etapas do Programa TJC, que busca conscientizar estudantes de todo o Estado sobre os direitos e deveres básicos do cidadão e aproximar (retirei a palavra entre) o Judiciário da sociedade, contribuindo para a construção e qualificação da cidadania. A culminância será nesta sexta-feira (30), no SESC São Gonçalo.