Órgão Especial ratifica posse de Leonardo Saggese e Elisabeth Manhães

Leonardo Saggese, José da Fonseca Martins Junior e Elisabeth Manhães

A posse como titulares de Leonardo Saggese Fonseca e Elisabeth Manhães Nascimento Borges foi ratificada pelo Órgão Especial do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), nesta quinta-feira (7). A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRT-1, José da Fonseca Martins Junior, no Plenário Délio Maranhão, na sede do Tribunal.

A diretora da AMATRA1 Helen Marques Peixoto representou o presidente Ronaldo Callado na cerimônia – por razões meteorológicas, ele não conseguira embarcar de Brasília para o Rio nesta quarta-feira. Ela afirmou que a promoção é o coroamento e o reconhecimento do trabalho realizado com esforço e dedicação pelos dois magistrados ao longo dos anos. Helen destacou a atuação associativa de Saggese em prol da magistratura do Trabalho do Rio de Janeiro.

“Ele faz parte da diretoria da AMATRA1, desde 2011, dedicando boa parte do seu tempo para tornar melhores as nossas condições de trabalho”, disse Helen Peixoto.

O presidente do TRT-1 saudou os dois novos juízes titulares do Tribunal, reconhecendo a excelência no desempenho da função de magistrado. Ele lembrou ainda sua relação pessoal com dos dois juízes. “Para mim é um prazer e uma honra muito grande dar posse aos dois nesta sessão solene. Conheci Leonardo (Saggese) pelas sentenças, que sempre admirei pela qualidade – além de ser uma pessoa extremamente espirituosa. Elisabeth (Manhães) eu conheço há bastante tempo. Tive o prazer de fazer parte da banca examinadora da prova da primeira fase do concurso em que ela foi aprovada.”

Helen Marques Peixoto

A desembargadora Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo e o juiz Múcio Nascimento Borges, também saudaram os juízes empossados. O procurador-chefe do MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro), Fábio Goulart Villela, prestigiou a solenidade.

Leonardo Saggese Fonseca foi promovido por merecimento, após figurar pela terceira vez consecutiva na lista tríplice. Diretor Financeiro da AMATRA1, ocupa vaga decorrente da aposentadoria da juíza Marta Verônica Borges Vieira. Saggese assume a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Queimados. Elisabeth Manhães Nascimento Borges foi promovida pelo critério de antiguidade, após o falecimento da juíza Gisela Ávila Lutz. Ela será a titular da 2ª Vara do Trabalho de Macaé.

Trajetórias

Saggese ingressou como juiz substituto no TRT-1, em 21 de outubro de 2005. Ele atuou em varas da capital, de Volta Redonda, Niterói, São Gonçalo, Nilópolis, Angra dos Reis, entre outros municípios. Elisabeth entrou no TRT-1 como substituta em 14 de abril de 2005 e atuou em diversas varas da capital.

Helen Peixoto, Leonardo Saggese, Fábio Goulart Villela, Elisabeth Manhães e Múcio Borges