TRT-1 lança ferramenta para facilitar gestão de varas do Trabalho

O TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) lançou o Portal do Conhecimento, nesta quarta-feira (27), em encontro com magistrados e servidores na sede do Tribunal. A ferramenta apresenta dados e informações sobre as varas do Trabalho de forma mais amigável e intuitiva a partir de dados extraídos do e-Gestão e do PJe. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das unidades. O portal está acessível na intranet do Tribunal.

O sistema permite também uma maior cooperação entre as unidades do TRT-1. Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria André Villela o portal comporta qualquer tipo de conteúdo ligado à atividade-fim do Tribunal, como modelos de despachos, acórdãos, termos de inspeções judiciais, sentenças e outros documentos. Desta forma, uma Vara do Trabalho pode, por exemplo, compartilhar modelos de documentos ou alguma boa prática.

Funcionalidades

O Portal do Conhecimento reúne informações sobre produtividade, pendências e alcance das metas pelas varas. Estes dados ficam disponíveis na aba “Painel das Varas”. No item “IDV Detalhado por Vara”, por exemplo, o juiz e o diretor de secretaria têm acesso a um panorama visual dos indicadores mais críticos o que permite focar em ações específicas de melhoria.

Já a aba “Execução em Bloco” concentra informações de processos de uma mesma reclamada que estão na fase de execução, a fim de facilitar a efetivação do direito. Um ranking dos 25 executados com mais processos na vara possibilita que cada unidade concentre esforços e reduza o tempo médio de duração da execução.

Outra ferramenta útil é a “Calculadora para Acordo” (localizada na aba “Fase de Conhecimento”), que permite ao magistrado em audiência obter um rápido cálculo do possível valor das parcelas pleiteadas, que serve como base para uma eventual proposta de conciliação.

*Com informações do TRT-1