Candidatos à Anamatra debatem reformas e prerrogativas no Rio

Os candidatos à Presidência da Anamatra, os juízes Noemia Porto e Cleber Sales, debateram suas propostas para a gestão da entidade no auditório do Fórum da Lavradio, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (10). Temas como as prerrogativas da magistratura e a atuação da Anamatra junto aos poderes Executivo e Legislativo dominaram o debate, além das Reformas Trabalhista e da Previdência. Os dois candidatos se comprometeram, independentemente do resultado das eleições, a manter unidade da associação nacional dos magistrados.

Candidata pela chapa “Sou + Anamatra”, Noemia Porto afirmou que continuará a luta pela valorização do Direito e da Justiça do Trabalho e defendeu a atuação ampliada da Anamatra em temas de interesse da sociedade em geral. A juíza também destacou a importância da experiência para lidar com os desafios impostos à magistratura do Trabalho.

“Eu me candidatei à Presidência da Anamatra por confiar que a entidade nacional é hoje uma associação de atuação bastante complexa que exige experiência e um grupo político que seja capaz de liderar as diversas regiões do país. Nossa principal pauta é a defesa intransigente da Justiça do Trabalho, do Direito do Trabalho e da magistratura do Trabalho, incluindo sua independência funcional.”

Cleber Sales, candidato da chapa “Foco e Renovação”, afirmou que a prioridade de sua gestão será a unidade da categoria. O juiz também defendeu uma atuação mais concentrada da Anamatra nos interesses dos magistrados. “As conversas com os colegas nos últimos dois anos mostram um quadro de desânimo e desestímulo em relação ao tratamento que recebemos de outros poderes da República e a própria imagem perante a sociedade. O que norteia nossa chapa é um trabalho voltado para à priorização da magistratura. Cumpriremos nossas obrigações para atender os interesses diretos dos juízes do trabalho.”

Os candidatos responderam questões levantadas pelos magistrados presentes no debate. Uma delas, apresentada pela desembargadora Carina Bicalho, tratou da questão de gênero na magistratura. Noemia afirmou que aumentar a representatividade feminina é fundamental e é uma questão central no programa da chapa. Já Sales destacou que a dupla jornada enfrentada por mulheres dentro e fora da magistratura prejudica a participação na vida associativa e que ações claras precisam ser feitas para minimizar.

O debate foi mediado pelo juiz Glener Stroppa e os candidatos, em clima cordial, respeitaram os tempos definidos, bem como as regras propostas. A eleição da Anamatra é dia 26 de abril. O voto pode ser presencial nas Amatras, por sobrecarta ou pela internet a partir do dia 16 no site da Anamatra.