Câmara reedita Frente Parlamentar de Combate ao Trabalho Infantil

A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi relançada nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo do grupo é trabalhar pelo combate ao trabalho precoce e denunciar seus prejuízos à infância. A vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, participou do evento.

A Frente será coordenada pelo deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) e pretende também conscientizar a sociedade sobre a necessidade de extinguir o trabalho infantil e estimular a aprendizagem como meta para o desenvolvimento do país. Atualmente, segundo informações do FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil.

Leia mais: Campanha Mundial contra Trabalho Infantil será lançada em 12 de junho

Especialistas discutem políticas de combate à violência sexual infantil

Direitos humanos são tema de oficinas com jovens na AMATRA1

Com mais de 200 assinaturas colhidas, a retomada da Frente é um indicativo do interesse dos parlamentares sobre um tema tão atual e importante. “Temos mais de 2 milhões de crianças em trabalho infantil no país. É fundamental que haja compromissos de toda a parte da sociedade, sobretudo do parlamento, para modificar essa situação”, afirmou Adriana, que também é gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, no âmbito do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região).

Última à direita, a vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, prestigiou o relançamento da Frente, conduzida pelo deputado Túlio Gadelha (PDT-PE). Foto: Reprodução/Anamatra

“Uma das formas de amenizar o problema é aperfeiçoar a lei de aprendizagem, o que esperamos que seja uma temática urgente a ser observada pela Frente”, completou. No Rio de Janeiro, o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil, do qual a AMATRA1 é signatária, realiza diversas atividades de estímulo à aprendizagem e de promoção do exercício da cidadania entre crianças e adolescentes.

Instituições se reúnem em prol do combate ao trabalho infantil

Com o lema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, será lançada a Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho, às 10h, no Museu do Amanhã. Gratuito e aberto a todos, o evento trará discussões sobre o tema, marcando o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta mesma data. Interessados em participar devem se inscrever online, preenchendo um formulário.

Diversas instituições já começaram a se mobilizar pela campanha. Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu um twittaço contra o trabalho infantil, divulgando dados sobre o tema. A AMATRA1 participou da iniciativa.