Documentário ‘A Juíza’ estreia nesta quinta-feira (23) com sessões gratuitas

A trajetória da ministra da Suprema Corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg é retratada no documentário “A Juíza”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (23). Indicado ao Oscar de Melhor Documentário e Melhor Canção Original, o longa terá sessões gratuitas, até domingo (26), no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Brasília.

Pioneira na luta pelos direitos das mulheres e símbolo progressista, Ruth construiu uma história que a tornou um ícone da cultura pop no auge dos seus 86 anos. Nos Estados Unidos, o rosto da juíza estampa camisetas, xícaras, livros infantis, quadrinhos de super-heróis e até mesmo tatuagens feitas por jovens. A vida da magistrada também inspirou o filme “Suprema”, em que Ruth é interpretada pela atriz Felicity Jones.

Em “A Juíza”, as diretoras Betsy West e Julie Cohen mostram a carreira de Ruth desde que ela era uma jovem advogada nos anos 70 e atuava na Suprema Corte. O trabalho dela foi fundamental em cinco decisões que contribuíram para igualar mulheres e homens perante a lei.

A estreia brasileira faz parte de uma estratégia de mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial a ODS 5, sobre Equidade de Gênero.

Interessados em assistir ao documentário precisam apenas chegar aos cinemas e retirar seu ingresso na bilheteria. Confira abaixo os horários das sessões de quinta-feira (23) até domingo (26).

RIO DE JANEIRO

Itaú Cinemas – Botafogo (Praia de Botafogo, 316)

Horários: 19h30 / 21h30

SÃO PAULO

Itaú Cinemas – Augusta

Horários: 14h / 18h

Itaú Cinemas – Frei Caneca

Horários: 16h / 20h

Itaú Cinemas – Pompeia

Horários: 17h30 / 21h30

BRASÍLIA

Itaú Cinemas – Casa Park

Horários: 19h30 / 21h30

BELO HORIZONTE

Belas Artes Cine

Horário: 19h30