TRT-1 promove ‘5ª Semana da Saúde’ com tema da longevidade

Sessões de meditação, palestras sobre longevidade e qualidade de vida, shiatsu e reflexologia e avaliação nutricional fizeram parte da “5ª Semana da Saúde do TRT-RJ”, voltada para magistrados e servidores da Justiça do Trabalho. As atividades foram até quinta-feira (15).

A médica do Trabalho do Regional fluminense Michelle Carreira destacou, em sua palestra, que sintomas como perda de memória, dores articulares e insônia – tradicionalmente considerados característicos do processo de envelhecimento – não são normais. “Estas questões não são inerentes ao envelhecimento, mas as consideramos assim por serem muito frequentes. Por isso, devemos começar a preveni-las desde cedo”, explicou.

Para Michelle, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável estão mudando a forma de envelhecer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas de ao menos 150 minutos por semana (atividades físicas moderadas) ou 75 minutos semanais (atividades físicas intensas). “O sedentarismo é, atualmente, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares”, ressaltou Michele.

Sobre a “5ª Semana da Saúde do TRT-RJ”

Organizado pela Coordenadoria de Saúde do TRT-1, por meio da Divisão de Promoção da Saúde (DPROS/CSAD), a “5ª Semana da Saúde do TRT-RJ” foi realizada de 12 a 15 de agosto nos Fóruns da Gomes Freire e da Lavradio e no prédio-sede TRT-1.

A ação encontra amparo na Resolução nº 141/2014 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, a qual determina que os TRTs devem implementar ações destinadas à promoção da saúde ocupacional e à prevenção de riscos e doenças relacionados ao trabalho e acidentes de trabalho de seus magistrados e servidores.

*Com informações do TRT-1