Lei da Aprendizagem combate trabalho infantil, diz Adriana Leandro à Paradiso

Adriana Leandro, vice-presidente da AMATRA1, afirmou que a Lei de Aprendizagem ajuda a combater o trabalho infantil pela inserção dos jovens no mercado de trabalho, em entrevista à rádio SulAmérica Paradiso nesta terça-feira (20). Durante o quadro “Papo com Canazio”, a juíza do Trabalho disse ser fundamental o amparo legal para que adolescentes se desenvolvam profissionalmente.

“É uma política de combate ao trabalho infantil com a proteção legal porque o jovem terá direitos como salário garantido, jornada de trabalho fixada, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e proteção de estabilidade, caso a aprendiz fique grávida, por exemplo. O jovem tem todo o escopo legal que permite a ele aprender uma profissão”, disse.

Leia mais: TRT-1 promove projeto para magistrados viverem dia em outras profissões
No Conjur, Müller questiona jurisdição voluntária na Justiça do Trabalho
TRT-1 promove ‘5ª Semana da Saúde’ com tema da longevidade

Segundo a magistrada, a conscientização da classe empresarial é essencial na ampliação do contrato por Aprendizagem. Adriana ressaltou que a admissão de aprendizes é benéfica não só para o trabalhador iniciante mas, também, para o futuro da companhia que o contrata. 

“O jovem passa a ser fruto da missão, dos interesses e dos valores da empresa, e sai dessa experiência formado. É um investimento extremamente positivo para o empresário que aposta na Aprendizagem como ferramenta de inclusão social e de melhoria do próprio empreendimento”, afirmou a juíza.

Adriana Leandro ainda destacou que todas as empresas podem admitir aprendizes, não só aquelas obrigadas a destinar a cota mínima de 5% e máxima de 15% de seu quadro de funcionário. 

AMATRA1 promove oficinas para aprendizes nesta quarta-feira (21)

Nesta quarta-feira (21), a AMATRA1 vai oferecer oficinas para 120 jovens cadastrados por entidades formadoras de aprendizes. Em parceria com outros órgãos do Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil do Estado do Rio de Janeiro, a entidade promoveu um workshop para empresários sobre a Lei da Aprendizagem, O evento acontecerá na sede do TRT-1, nesta quarta-feira (21).

“O intuito é dar oficinas como de fotografia, de comportamento em entrevistas no trabalho e de formação de currículo. Teremos a apresentação da bateria da Escola de Samba Estácio de Sá que dará uma oficina de percussão. Todo trabalho será voluntário e com o apoio do Tribunal”, informou a vice-presidente da AMATRA1.

Serviço:

Evento:  Atividades de formação para jovens

Data: 21 de agosto de 2019 

Horário: 8h às 12h 

Local: sede do TRT-1 – Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro (entrada pela Rua da Imprensa).