13 de agosto de 2019 . 16:43

4ª Semana da Aprendizagem terá atividades para empresários e aprendizes

A AMATRA1, em parceria com as demais entidades que integram o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, promoverá um workshop para empresários e atividades para jovens durante a 4ª Semana Nacional da Aprendizagem, de 19 a 23 de agosto. 

Na segunda-feira (19), representantes de empresas e do sistema S (SENAI, SENAC e SENAT) participarão do encontro, no Auditório do Sindcont-Rio, no Centro, que vai esclarecer dúvidas e debater a importância do instituto da aprendizagem profissional para a sociedade. O objetivo é mostrar aos empresários que a contratação dos aprendizes é um investimento que, além de beneficiar o próprio jovem, também qualifica o futuro profissional a ser contratado pela empresa.

Leia mais: 100 Anos do Constitucionalismo Social de Weimar é tema de simpósio em Campinas
Seminário no Paraná marca centenário da OIT
Anamatra discute combate ao trabalho análogo à escravidão com órgão da ONU

Já na quarta-feira (21), serão realizadas oficinas para jovens aprendizes, com a intenção de fornecer informações úteis para seu desenvolvimento no mercado de trabalho. O evento contará com a participação de 120 jovens cadastrados por entidades formadoras. Troca de experiências, roda de conversa, oficinas de fotografia, jogos profissionais e elaboração de currículo fazem parte das atividades. 

4ª Semana Nacional de Aprendizagem
A Semana Nacional foi idealizada em 2016, quando os órgãos públicos perceberam que ainda falta, por parte do empresariado, uma melhor compreensão da lei que prevê a contratação de aprendizes. A Lei de Aprendizagem (10.097/2000) determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% dos trabalhadores existentes, cujas funções demandam formação profissional. A contratação tem um prazo determinado de, no máximo, dois anos. Para participar, os adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos precisam ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio.

Os órgãos e entidades que atuam no combate ao trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente defendem o programa de aprendizagem como uma forma de erradicar a prática. 

Também participam da organização da 4ª Semana Nacional de Aprendizagem o Unicef, a Fundação Roberto Marinho, a Associação Brasileira de Recursos Humanos, o Conselho Regional de Contabilidade e o Sindicato dos Contadores. 

SERVIÇO 
Evento:  Workshop para empresários sobre a Lei da Aprendizagem Profissional
Data: 19 de agosto de 2019 
Horário: 9h às 13h 
Local: Auditório do Sindcont-Rio - Rua Buenos Aires, 283, Centro, Rio de Janeiro 

Evento:  Atividades de formação para jovens
Data: 21 de agosto de 2019 
Horário: 8h às 13h 
Local: sede do TRT-1 - Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro (entrada pela Rua da Imprensa) < VOLTAR