05 de junho de 2019 . 14:41

Adriana Leandro participará de evento no TRT-1 sobre direitos humanos

O talk show “Direitos Humanos e Agenda 2030” acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, das 10h às 16h, na sede do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região). Organizado pela Escola Judicial do Tribunal, o evento é gratuito e tem o objetivo de promover a justiça social e assegurar a efetividade dos direitos fundamentais nos conflitos judiciais. As inscrições para o talk show podem ser feitas online até dia 10. A vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, integrará um dos painéis do evento.

A programação está baseada na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento contém 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (os chamados ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza em todos os níveis e promover vida digna para todos. As discussões do talk show focarão nos ODS 5 e 8: igualdade de gênero e trabalho decente e crescimento econômico, respectivamente.

“A Agenda 2030 só vai ser efetivamente realizada no Brasil se houver políticas públicas voltadas para essas diretrizes”, afirma Adriana Leandro, que integrará o painel “Trabalho Infantil: Diagnósticos da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério do Desenvolvimento Social”, em 13 de maio, às 14h.

Leia mais: 'Precisamos atuar juntos para erradicar a violência infantil', diz Gloria Mello

Campanha Mundial contra Trabalho Infantil será lançada em 12 de junho

Câmara reedita Frente Parlamentar de Combate ao Trabalho Infantil

De acordo com levantamento do FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), o Brasil tem 174.468 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando no espaço doméstico. Para Adriana, é preciso atacar o foco do problema, assistindo às famílias dos menores.

“É preciso tirar as famílias das crianças e adolescentes da condição de miséria e pobreza. Do contrário, trabalhos degradantes, como o infantil e o escravo, nunca serão extintos”, explica. Ela defendeu também a adoção de ações fiscalizatórias em empresas pelo Ministério Público do Trabalho.

Durante os dois dias de programação, serão quatro painéis sobre os seguintes temas: trabalho escravo e cadeias produtivas; trabalho e gênero – os desafios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); acessibilidade e Direito do Trabalho; e trabalho infantil - diagnósticos da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Direitos Humanos e Agenda 2030”

Data: dias 12 e 13/06

Horário: das 10h às 16h

Local: prédio-sede do TRT/RJ (Rua da Imprensa s/nº, 9º andar, sala 4 - Centro) < VOLTAR