29 de junho de 2011 . 00:00

Amatra1 apoia Campanha de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho

O presidente da Amatra1, André Villela, participou da reunião convocada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), com o objetivo de formar um grupo de trabalho insterinstitucional que dê efetividade à Campanha de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho, lançada, em maio, pelo TST e pelo CSJT. O encontro aconteceu no dia 29 de junho, no gabinete da presidência do TRT/RJ, também com a presença de representantes do Tribunal, do Ministério do Trabalho, da Procuradoria do Trabalho e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo.

 

A Campanha faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem como principal objetivo reverter o crescimento do número de acidentes de trabalho ocorrido nos últimos anos no Brasil. De acordo com Maria Christina Rodrigues Menezes, superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho da Setrab, a ideia é somar esforços e customizar ações que atuem na informação, com o intuito de mostrar para os trabalhadores formas de prevenção à saúde e aos acidentes.

 

“Queremos montar um grupo de trabalho para travar um Protocolo de Intenções que identifique como cada um pode colaborar. Precisamos conjugar esforços e disseminar a campanha por todos os meios possíveis, sejam eles folders, cartilhas ou matérias jornalísticas. Essa campanha precisa qualificar o continuísmo, assim como acontece com o PTJC, que desenvolve ações desde 2005”, frisou Maria Christina.

 

Reiterando o apoio da Amatra1 ao Programa, André Villela apontou que as ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizadas ao longo do ano, também visam a elucidar as dúvidas dos trabalhadores sobre acidentes de trabalho. De acordo com ele, a redução do número de acidentados está bastante ligada à questão de informar e de educar os trabalhadores que, muitas vezes, não cumprem as regras de segurança.

 

O presidente em exercício do TRT/RJ, Carlos Alberto Drummond afirmou que o Programa terá total apoio do Tribunal e citou algumas ações internas que estão sendo formatadas para buscar a redução da incidência de problemas de saúde entre servidores e magistrados.

 

“Verificamos um índice acima do normal, no que diz respeito ao afastamento do trabalho por problemas de saúde. Assim, a partir de agosto, iniciaremos um processo de análise, de acompanhamento e de adoção de medidas que possam diminuir as estatísticas destes afastamentos”, destacou Drummond.

 

Ao final da reunião, ficou agendado, para o próximo dia 07 de julho, um novo encontro para o acerto de detalhes do Protocolo de Intenções. Além disso, foi pré-determinado que a assinatura deste convênio seja feita no dia 27 de julho, quando se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e quando haverá um evento em comemoração aos 70 anos da Justiça do Trabalho.

 

Participaram da reunião, além da superintendente da Setrab, do presidente da Amatra1 e do vice-presidente do TRT/RJ, a procuradora do trabalho, Chyntia Maria Simões Lopes e a médica Laísa Augusta Oliveira Santos, do MPT/RJ; Antonio Henrique de Albuquerque Filho e Gisele Guimarães Daflon Antonio, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Fátima Viegas, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo; Antonio Aziz, assessor-chefe do gabinete do secretário da Setrab e Roberto Teixeira, secretário-executivo da Setrab. 

< VOLTAR