20 de maio de 2019 . 18:55

AMATRA1 completa 56 anos e comemora na quinta-feira (23)

Em um cenário altamente desafiador para a octogenária Justiça do Trabalho, a AMATRA1 completa, na terça-feira (21), 56 anos de existência. Fundada em 1963, a criação da associação foi fruto do empenho de juízes do Trabalho que, durante a década de 50, lutavam pela valorização da categoria. Desde então, a AMATRA1 cresceu e permanece atuando firmemente pela defesa da magistratura do Trabalho no Rio de Janeiro.

“Nesses 56 anos, a AMATRA1 teve como alicerce princípios e ideais voltados para o aperfeiçoamento da Justiça e do Direito do Trabalho e da própria sociedade. Fomos norteados pelo diálogo permanente, mas não fugimos à luta quando necessário, atuando sempre com coragem”, afirmou o presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado.

“Dirigir uma associação de classe em um momento tão conturbado é extremamente desafiador, mas seguimos confiantes no nosso propósito, que é o de defender e fortalecer nossa categoria, sem perder de vista o papel social do Direito e da Justiça do Trabalho”, completou.

A AMATRA1 marcou presença nos atos em Defesa da Justiça do Trabalho no início deste ano

Ao longo de sua trajetória, a AMATRA1 tem desempenhado um importante papel na conscientização sobre a garantia dos direitos fundamentais do trabalhador. Essa é a visão de Daniela Martins, supervisora administrativa há 13 anos na associação, que ressaltou o alcance das atividades externas da AMATRA1.  

“Os efeitos dos eventos externos da associação são muito interessantes, porque as pessoas têm a oportunidade de tirar dúvidas e percebem que a Justiça do Trabalho não é uma área afastada da realidade delas”, afirmou Daniela, indicando que outra importante contribuição da AMATRA1 é a atuação junto à sociedade em causas sociais.

A história da AMATRA1 também é marcada pelo EMAT (Encontro dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região). Realizado pela primeira vez em 1968, no Hotel Copacabana Palace, o encontro ocorre anualmente e traz discussões sobre diversos temas relacionados à Justiça do Trabalho. Neste ano, a 33ª edição do EMAT tem como tema “A magistratura faz arte” e propõe uma reflexão sobre coletividade e respeito às diferenças no âmbito associativo a partir das artes, filosofia e literatura.

Primeira edição do EMAT ocorreu em 1968, no Hotel Copacabana Palace. Foto: Reprodução/Arquivo Histórico

Celebração

A comemoração do aniversário da Associação será na quinta-feira (23), a partir das 16h30, na sede da AMATRA1. O evento terá música ao vivo e o lançamento da nova edição da Revista No Mérito, que traz uma homenagem à desembargadora aposentada Anna Acker, fundadora e duas vezes presidente da AMATRA1. Com novo projeto gráfico e editorial, a publicação aborda temas relevantes para a magistratura. < VOLTAR