01 de julho de 2019 . 16:52

AMATRA1 discute déficit de juízes com corregedora do TRT-1

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, e a 2ª vice-presidente, Patrícia Lampert, reuniram-se na sexta-feira (28) com a corregedora do TRT-1, desembargadora Mery Bucker Caminha, para discutir o novo período de designações nas circunscrições, a partir de fevereiro de 2020. O encontro também tratou do déficit de juízes e outros temas.

Diante das limitações orçamentárias e da carência de magistrados, a corregedora afirmou não haver perspectiva de manutenção dos auxílios compartilhados para 2020. Como alternativa, a AMATRA1 sugeriu compartilhamentos que pudessem minimamente resguardar a fixação dos substitutos. Uma solução seria o auxílio compartilhado em três Varas do Trabalho.

A ideia foi bem recebida pela Corregedoria porque facilita a marcação de férias pelos juízes. Ainda assim, a AMATRA1 ressaltou que ouviria seus associados sobre o novo sistema.

O déficit de juízes também impacta o sobreaviso, que pode ser extinto por conta da escassez de pessoal. A situação altera ainda os prazos regimentais para editais de abertura de escolhas para 2020, que sofrerão atraso no cronograma.

A Corregedoria apresentou um estudo sobre o quadro de juízes e afastamentos. O documento será enviado à AMATRA1 para análise dos critérios apresentados e levantamento de sugestões viáveis, diante da escassez de magistrados.

A corregedora afirmou ainda que enviará, nesta semana, ofício a todos os juízes estabelecendo prazos para a regularização da situação de trabalho daqueles que, porventura, tenham sentenças em atraso.

O encontro provocou debate entre os associados da AMATRA1, que apresentaram várias sugestões sobre os temas discutidos. Nesta segunda-feira (1), a diretoria da associação se reúne para discutir a possível formação de comissão para a elaboração e o envio de propostas que, após validadas pelos associados, serão levadas à Corregedoria do Tribunal. < VOLTAR