20 de agosto de 2019 . 15:12

AMATRA1 participa de ato contra Lei do Abuso de Autoridade quinta-feira

A AMATRA vai participar do ato contra a Lei do Abuso de Autoridade convocado pela Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público) nesta quinta-feira (22), às 11h, em frente ao prédio da Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro. A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana. O objetivo dos integrantes da Frentas é expor aos governantes a necessidade de o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetar a lei.

Leia mais: TRT-1 promove projeto para magistrados viverem dia em outras profissões
Empresários participam de workshop sobre Lei da Aprendizagem

Nesta terça-feira (20), um ato contra a Lei do abuso de Autoridade aconteceu em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, a partir das 14h. A manifestação contou com a participação de Noemia Porto, presidente da Anamatra, e de representantes de outras Associações da Frentas.

PL determina as situações configuradas como crime de abuso de autoridade

O texto da PL do Abuso de Autoridade propõe que sejam configurados como crime, entre outros tópicos, expor a intimidade de investigados ao divulgar gravação sem relação com provas que se pretende produzir; deixar de comunicar prisão em flagrante à Justiça no prazo legal sem justificativa; pedir instauração de investigação contra pessoa sem indícios de prática de crime;  e estender investigação de forma injustificada; obter prova ilicitamente.

Integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; membros do Ministério Público; servidores públicos e militares; e de tribunais e conselhos de conta podem ser enquadrados pela nova lei. < VOLTAR