23 de outubro de 2019 . 17:28

AMATRA1 promove o seminário 'Cidadania e Direitos Humanos'

A AMATRA1, em parceria com a Escola Judicial do TRT-1, vai promover o seminário "Cidadania e Direitos Humanos", em 19 de novembro, das 15h30 às 18h30, na sede do Tribunal. O objetivo do encontro, realizado à véspera do Dia da Consciência Negra, é debater as desigualdades de gênero, raça e classe nas relações de trabalho, além de sensibilizar os participantes sobre os Direitos Humanos. O evento é direcionado aos magistrados, servidores e público externo e dispõe de 40 vagas. A inscrição deve ser feita pelo site.

O seminário será dividido em dois temas. O primeiro, “Raça, Gênero e Trabalho”, vai abordar os tópicos “O que é gênero”; “Divisão sexual do trabalho”; “Acumulação primitiva do capital e trabalho doméstico”; e “Dentre outros aspectos relacionados ao pensamento e à crítica elaborada por feministas negras, com destaque para Lélia González e Ângela Davis”. A palestra será ministrado pela professora Raquel Barreto, doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leia mais: Justiça do Trabalho deve ser empoderada e fortalecida, diz Nobel da Paz
Reforma da Previdência é aprovada no Senado em 2º turno
Ronaldo Callado é homenageado com conjunto de medalhas Pedro Ernesto

O segundo tema será “Raça, colonialidade e trabalho”, que vai fazer uma análise sobre a corrente de pensamento decolonial por meio dos pontos “O pós-colonial e colonialidade do saber e do poder”; “Sistema-mundo”; “Divisão racial do trabalho”; e “Trabalho escravo contemporâneo e racismo na visão dos autores decoloniais com destaque para Aníbal Quijano, Ramón Grosfoguel e Enrique Dussel”. Essa parte do seminário será conduzida pelo professor Vantuil Pereira, diretor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Programação do seminário Cidadania e Direitos Humanos

15h00 – Credenciamento

15h30 – Raça, Gênero e Trabalho, com Raquel Barreto

16h10 – Debates

16h40 – Raça, Colonialidade e Trabalho, com Vantuil Pereira

17h20 – Debates

18h30 – Encerramento

Clique aqui e confira o plano de curso completo.

Seminário Cidadania e Direitos Humanos

Dia: 19 de novembro de 2019

Hora: 15h30 às 18h30

Local: sede do TRT-1 – Rua da Imprensa, s/no, 9º andar, sala 2

Inscrição: por meio do site

*Foto: Freepik < VOLTAR