06 de dezembro de 2019 . 15:18

‘Anamatra Mulheres’ define metas da agenda de equidade de gênero

A Anamatra sediou, nesta quinta (5), a primeira reunião da Comissão permanente “Anamatra Mulheres”. A presidente da associação, Noemia Porto, participou do encontro que estabeleceu os próximos passos da atuação do grupo na agenda de equidade de gênero. 

Para debater os desafios do século XXI para a questão da desigualdade de gênero e as perspectivas da Agenda 2030 da ONU para o tema, a Comissão irá realizar, em março de 2020, um evento na sede da associação. O objetivo é reunir nas discussões as juízas do grupo, três representantes de cada Amatra, além de representantes de instituições como OAB, MPF, MPT, OIT e universidades. Também haverá espaço para que magistradas das 24 Amatras falem sobre os desafios da equidade de gênero no Poder Judiciário.

Leia mais: De servidor a presidente da AMATRA1: 32 anos de Flávio Alves Pereira na JT
AMATRA1 me fez crescer como juiz e pessoa, diz Callado sobre presidência
Órgão Especial do TRT-1 ratifica posse de Anelise Haase como juíza titular

Já o 20º Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) terá um debate sobre o dilema da igualdade no campo do trabalho. O evento será entre os dias 20 de abril e 2 de maio de 2020, em Porto de Galinhas (PE). A ideia é também sugerir à Comissão Científica do Conamat que as comissões da entidade também possam inscrever teses. “A medida é importante para conferir peso coletivo às propostas”, avalia Noemia Porto.

Na reunião, as magistradas decidiram ainda criar um espaço no site da Anamatra dedicado à Comissão, com documentos produzidos pelo grupo, notícias sobre a atuação, divulgação de eventos relativos à diversidade, além de indicações bibliográficas sobre à temática de gênero. Elas também lembraram a atuação da Comissão quando ainda era temporária e as ementas que foram aprovadas no 1º Encontro de Lideranças Associativas na Anamatra, realizado em dezembro de 2018.

“O encontro permitiu identificar diversas demandas regionais e possibilitou um amplo debate e o estabelecimento de metas e intenções para a atuação da Comissão, buscando sempre ações propositivas dentro da agenda de equidade de gênero”, avalia a juíza Laura Cavalcanti Botelho (Amatra 6/PE), representante da Região Nordeste,

Além da presidente da Anamatra e da juíza Laura Botelho, participaram da reunião as seguintes magistradas da Comissão: Deizimar Oliveira (Amatra 23/MT) representante da Região Centro-Oeste; Odaise Cristina Martins (Amatra 8/PA e AP), representante da região Norte; Patrícia Maeda (Amatra 15/Campinas e Região), representante da Região Sudeste; e Vanessa Sanches (Amatra 9/PR),representante da Região Sul.

*Informações e foto: Anamatra < VOLTAR