17 de março de 2020 . 16:37

Anamatra suspende eventos e adota medidas de proteção ao coronavírus

Por causa do avanço do coronavírus, a Anamatra suspendeu a realização do 2º Encontro das Lideranças Associativas das Magistradas da Justiça do Trabalho, que aconteceria na quinta-feira (19), e as reuniões da Diretoria e do Conselho de Representantes, marcadas para esta terça (17) e quarta-feira (18). Por meio da Resolução nº 002/2020, a entidade também adotou medidas para evitar a propagação da Covid-19 na sede.

“O momento atual exige informação, organização, colaboração e, sobretudo, solidariedade”, afirma a presidente da Anamatra, Noemia Porto.

A Resolução determina o trabalho remoto para algumas funções por tempo indeterminado, respeitando a mesma jornada executada presencialmente. Os funcionários/estagiários maiores de 60 anos e/ou que se enquadrem no grupo de risco, como portadores de doenças crônicas ou autoimunes, podem optar por trabalhar em home office. O enquadramento em grupo de risco depende de declaração pessoal, sem prejuízo de eventual responsabilidade na forma da lei.

Leia mais: Empresa deve zelar pela saúde do trabalhador, diz Segal à CNN Brasil
Coronavírus faz TRT-1 suspender audiências e sessões até 31 de março
Coronavírus: trabalhador pode registrar ponto durante home office


O documento também institui a redução das atividades presenciais, para diminuir a circulação e a aglomeração de pessoas. As funções desempenhadas na Anamatra e o tempo de duração poderão ser alterados a qualquer momento. Qualquer nova medida adotada será informada no dia anterior à execução, pela coordenação ou diretoria administrativa da instituição.

O texto destaca, ainda, ser importante que todos os frequentadores da sede sigam as recomendações de higiene e etiqueta respiratória do Ministério da Saúde, e evitem aglomerações e lugares fechados.

Em sua sede, a Anamatra distribuiu cartazes explicativos, álcool gel e máscaras. Turnos alternados de trabalho e tratamento específico para os que precisam do transporte público também foram adotados.

Clique aqui para a ler a Resolução nº 002/2020 na íntegra.

*Foto: Anamatra < VOLTAR