10 de outubro de 2019 . 18:40

Após mobilização, deputado desiste de PEC para extinguir Justiça do Trabalho

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) suspendeu a coleta de assinaturas para apresentar proposta à Emenda à Constituição (PEC) que pretendia extinguir a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho. A decisão foi tomada após a mobilização de magistrados e procuradores do Trabalho. A PEC propunha que a Justiça Federal e o Ministério Público Federal assumissem as competências da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, com a criação de varas especializadas. 

Em nota pública divulgada nesta quarta-feira (9), a Anamatra criticou a proposta e apontou as inconstitucionalidades na iniciativa. A AMATRA1 também atuou contra a PEC, estimulando que associados contatassem deputados, informando-os sobre os riscos da proposta.

Leia mais: Frentas divulga carta aberta contra a Lei do Abuso de Autoridade
TRT-1 condena Peugeot Citroën em R$ 150 mil por morte de trabalhador
CNJ mantém ato do TRT-10 por valorização de juízes do 1º grau

Havia inúmeras inconstitucionalidades e impropriedades na iniciativa do deputado. Compete apenas ao Poder Judiciário alterar a organização e divisão da Justiça, além de reafirmar a celeridade e efetividade do ramo trabalhista — no 1º grau, os processos são julgados, em média, em apenas 9 meses, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O princípio da Justiça do Trabalho é garantir os direitos sociais fundamentais e a plena cidadania. “Retrocessos nessa estrutura violam a Constituição Federal, que veda a deliberação de PEC para abolir direitos e garantias individuais”, dizia a nota da Anamatra. 

A AMATRA1 e a Anamatra continuarão a lutar por uma Justiça do Trabalho forte e independente.

*Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados < VOLTAR