02 de dezembro de 2019 . 18:39

Coordenadores regionais avaliam atividades do TJC em encontro nacional

Os coordenadores regionais do programa Trabalho, Justiça e Cidadania trocaram experiências durante o 14º Encontro Nacional do TJC, em 28 e 29 de novembro, em Porto Alegre (RS). O evento organizado anualmente pela Anamatra promoveu um balanço sobre as atividades desenvolvidas nas escolas públicas em cada região. A coordenadora do programa na 1ª Região e representante da AMATRA1, Benimar Medeiros, afirmou que o encontro foi enriquecedor.

“Entre os desafios, ressaltou-se a dificuldade de engajamento dos juízes e de patrocínios que proporcionem o necessário investimento no programa. No campo das estratégias, houve destaque para o apoio dos Tribunais, através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A maior divulgação do Programa e a participação de servidores também foram ideias consideradas relevantes, entre tantas outras surgidas da reflexão em conjunto”, disse.

Em sua apresentação, a juíza aposentada falou sobre o desenvolvimento das etapas do TJC pela AMATRA1 - capacitação dos professores, palestras, visitas às Varas de Trabalho e culminâncias.

“Informamos que, no primeiro semestre, foram atendidas 31 escolas e 3.704 alunos em 5 regiões distintas, inclusive no interior do estado, e que, em 2020, o Programa será executado no módulo anual, viabilizando maior facilidade na organização das ações. Esclarecemos, ainda, que as atividades do segundo semestre estão em curso, envolvendo outras três regiões, com culminâncias marcadas para a próxima semana”, contou Benimar.

A coordenadora ressaltou a parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e com o TRT. Ela também propôs que a Anamatra e as demais Amatras incentivem o engajamento dos juízes aposentados no programa. “Outra sugestão encaminhada foi de que a Anamatra estude a viabilidade de destinar espaço de maior destaque para divulgação de atividades do TJC no Conamat”, afirmou.

TJC é reconhecido pela ONU como boa prática, diz Colussi

O vice-presidente da Anamatra, Luiz Colussi, destacou que a iniciativa de levar noções de direitos e cidadania aos alunos é reconhecida pela ONU “como boa prática na promoção dos direitos sociais”. O magistrado também ressaltou a importância dos participantes na concretização do programa.

“São os próprios juízes do Trabalho que ensinam aos estudantes, saindo de seus gabinetes e se aproximando da sociedade. É a valorização da carreira do magistrado do Trabalho e da sua Justiça”, afirmou Colussi.

Leia mais: Noemia Porto defende Justiça acessível como direito de cidadania

Intolerância religiosa é fruto de processo histórico, diz teóloga no TRT-1

Programa Verde Amarelo retira direitos de trabalhador em acidente de trajeto

Para a juíza Rosemeire Fernandes, coordenadora nacional do programa, os dois dias de encontro possibilitam a troca de impressões e a reflexão sobre as ações já feitas e estratégias a serem desenvolvidas.

“Concluímos que o TJC é uma ação que nos engrandece como seres humanos e permanece aproximando a magistratura trabalhista da sociedade, sempre ávida por conhecimentos e carente de cidadania. Permaneceremos de mãos dadas com a educação e contribuindo para uma sociedade melhor, mais justa e mais solidária – sendo estes os principais objetivos das juízas e juízes participantes”, disse.

O juiz Marcus Barberino, diretor de Direitos Humanos da Anamatra, afirmou que o encontro é um momento estratégico e crucial para o TJC, já que possibilita a troca de relatos entre magistrados de todo país. 

“É sempre muito emocionante ver a profundidade com que o programa atinge crianças e adolescentes do Brasil, notadamente na escola pública, que é o esteio do desenvolvimento do país. Saio de Porto Alegre renovado por ver a criatividade e a garra dessas pessoas que se envolvem numa temática tão cara à sociedade brasileira, que nos permite tirar os olhos da neutralidade para partilhar”, finalizou.

O 15º Encontro Nacional do TJC será em 26 e 27 de novembro de 2020, em Natal (RN), com o tema “Mulher, Trabalho e Sociedade”.

Culminâncias do TJC no estado do Rio serão nesta semana

A última etapa do TJC no segundo semestre de 2019 será concluída nesta semana. Os alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro, de Duque de Caxias e de Cabo Frio vão apresentar o que aprenderam com o programa de forma criativa e lúdica, por meio de performances com música, poesia e teatro, por exemplo. 

Ao longo dos últimos meses, juízes palestraram com alunos de diversas escolas das três cidades escolhidas e conversaram com os alunos sobre temas como a importância da Justiça do Trabalho, estágio, trabalho decente e aprendizagem.

Veja as datas das culminâncias:

Cabo Frio

Data: 03 de dezembro de 2019

Horário: 9h

Local: auditório da Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio - Estrada Perynas, s/n, Cabo Frio

Duque de Caxias

Data: 05 de dezembro 2019

Horário: 9h

Local: Instituto de Educação Roberto Silveira - Rua General Mitri, 587, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias

Rio de Janeiro

Data: 06 de dezembro de 2019

Horário: 9h 

Local: CE José Leite Lopes, Nave - Rua Uruguai, 204, Andaraí, Rio de Janeiro

Sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra e realizado pelas Amatras nas regiões, promove encontros entre magistrados do Trabalho com estudantes e professores de escolas públicas. As atividades têm como objetivo promover a divulgação dos direitos dos trabalhadores e noções de ética por meio de reflexões e discussões entre os participantes.

*Foto: Anamatra < VOLTAR