30 de julho de 2019 . 14:33

Documentário da Folha de S.Paulo mostra desigualdade social na Europa

A Folha de S.Paulo lançou, na semana passada, a série “Desigualdade Global”, publicada no canal TV Folha, no YouTube. A produção mostra o cenário de desigualdade social ao entrevistar pessoas de diferentes lugares do mundo.

No primeiro episódio, “Desigualdade Global: Europa”, foram feitas entrevistas com moradores do Reino Unido, da França e da Espanha, que retrataram a realidade de desemprego, aposentadoria insuficiente, empobrecimento de parte da população e maior enriquecimento da classe mais privilegiada. 

Um dos entrevistados foi Brian Melling, ex-motorista de caminhão que, aos 65 anos, procura emprego desde 2015 em Oldham, no Reino Unido. Ele se sustenta com 73 libras (R$ 340) semanais recebidas do seguro desemprego benefício que não tem seu valor reajustado há quatro anos.

Leia mais: Nota de repúdio da AMATRA1 às declarações de Bolsonaro contra presidente da OAB
Marcelo Ribeiro e Neila Costa tomam posse em Niterói e Nova Iguaçu
MPT lança Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil

Para Mark Hodgkinson, vendedor de produtos online de 58 anos, a única saída é aceitar condições precárias de trabalho. “Só o que posso fazer, e o que sempre faço, é aceitar qualquer tipo de trabalho que possa me dar um pouco de dinheiro. Enquanto estou em empregos que pagam pouco, como no McDonalds, eu procuro outro emprego melhor, se possível”, contou.

As consequências do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) e do programa neoliberal adotado por Emmanuel Macron, presidente da França, são apontados no episódio como alguns dos causadores da desigualdade social, do encolhimento da classe média e da insatisfação da população desses países.

No caso francês, o custo de vida se elevou bem mais que o salário dos trabalhadores e, em contrapartida, houve corte de imposto sobre a riqueza dos mais ricos e redução do imposto corporativo e sobre a renda do capital. “Isso gerou muita insatisfação e levou aos ‘coletes amarelos’”, disse Lucas Chancel, coordenador do Relatório da Desigualdade Global, se referindo ao movimento francês contra a crise social no país.

A reportagem da Folha também percorreu países como os Estados Unidos, China, Índia, África do Sul e Brasil, onde rodou pelas cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Será exibido um episódio por semana.

 



*Foto: Folha de S.Paulo < VOLTAR