06 de agosto de 2019 . 18:31

Escola Judicial promove debate sobre Inteligência Artificial na Justiça

A Escola Judicial do TRT-1 vai realizar o painel de debate "Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho", em 23 de agosto, das 9h às 13h, na sede do Tribunal. O evento, gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de abordar as potencialidade e limites éticos do uso dessa tecnologia na administração da Justiça do Trabalho. As inscrições estarão abertas até 12 de agosto no site.

A ideia de promover o debate surgiu a partir dos estudos do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação Judicial da Escola Judicial da 1ª Região. Os pesquisadores identificaram que muitos tribunais já utilizam inteligência artificial em seus procedimentos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o projeto-piloto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o Laboratório de Inovação para o Processo Judicial Eletrônico (Inova PJe).

Leia mais: Mostra sobre trabalho infantil é aberta ao público na Central do Brasil
AMATRA1 promove 4ª Semana Nacional da Aprendizagem

Serão discutidas questões como transparência, confiabilidade em sistemas e proteção de dados por meio do uso da inteligência artificial.

Participarão do debate o juiz auxiliar do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Bráulio Gusmão, responsável pelo projeto de inteligência artificial Inova PJe; Gustavo Cerqueira, doutor em direito pela Universidade de Estrasburgo; Juliano Barra, doutor pela Universidade Paris 1 e especialista em direito social; e Thibault de Ravel d’Esclapon, professor na Université de Estrasburgo e referência em inteligência artificial junto ao Poder Judiciário na França. O evento terá tradução simultânea para francês e português.

Painel de debate Inteligência Artificial na Justiça do Trabalho

Horário: 9h às 13h

Endereço: Prédio-sede do TRT-1 - entrada pela Rua da Imprensa s/nº, 9º andar, sala 4 - Centro do Rio de Janeiro.

Entrada: gratuita

Inscrições: até 12 de agosto. < VOLTAR