05 de julho de 2019 . 15:05

Evandro Valadão Lopes é empossado como ministro do TST

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) Evandro Pereira Valadão Lopes, ex-presidente da AMATRA1, tomou posse administrativamente como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta quinta-feira (4). Ele foi empossado pelo presidente do TST, Brito Pereira, e integrará a 7ª Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal. A posse solene acontecerá em 28 de agosto, às 17h.

Evandro Valadão preenche a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Maria de Assis Calsing. Na cerimônia administrativa, o presidente do Tribunal deu as boas-vindas ao novo ministro e afirmou que, a cada posse, o Tribunal se renova. 

“Vossa Excelência hoje é protagonista dessa renovação e chega aqui no momento em que estamos em fase de alta produtividade e determinados a fortalecer, ainda mais, a imagem e o papel da Justiça do Trabalho”, disse Brito Pereira.

Empossado, o ministro enalteceu a oportunidade de atuar no Tribunal. “Percebi, aqui no TST, um ambiente de fraternidade, que é a própria vocação da Justiça do Trabalho”, afirmou. Evandro Valadão foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grão-Cruz. 

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na magistratura do Trabalho em 1989 no cargo de juiz do Trabalho substituto e, em 1993, foi promovido a juiz titular. Atuou em varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis. 

Em 2003, foi promovido a desembargador do TRT-1, onde presidiu a Comissão Examinadora da Prova de Sentença e dirigiu a Escola Judicial no biênio 2013/2015. Foi, ainda, presidente da AMATRA1 de dezembro de 1999 a dezembro de 2001.

*Foto: Reprodução/TST < VOLTAR