09 de maio de 2019 . 17:32

Fórum da Lavradio se chamará Desembargador Christovão Tostes Malta

O Fórum da Justiça do Trabalho da 1ª Região, localizado na Rua do Lavradio, centro do Rio de Janeiro, receberá o nome de “Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta”. A homenagem ao magistrado, um dos fundadores da AMATRA1, foi aprovada em Órgão Especial do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), nesta quinta-feira (9). Tostes Malta morreu aos 87 anos, em 15 de março de 2017, após uma carreira exemplar.

Conheça a trajetória do homenageado

Formado em 1952 pela Faculdade Nacional de Direito (FND), Tostes Malta advogou até 1957, quando se tornou juiz substituto, por concurso público. Foi promovido a titular no mesmo ano. Em 21 de maio de 1963, era um dos 28 juízes do Trabalho que, reunidos na sala de audiências da 11ª Junta de Conciliação e Julgamento do TRT/RJ, criaram a AMATRA1, com o objetivo de defender a magistratura do Trabalho e lutar pela valorização da categoria. Por 23 anos, até 1980, o desembargador exerceu a magistratura no TRT-1. Em 1989, fundou o escritório Tostes Malta Advogados, especializado na área da advocacia trabalhista.

Tostes Malta também se destacou no meio acadêmico. Foi autor de diversos livros jurídicos, como “Prática do Processo Trabalhista”, “Direito do Trabalho Resumido”, “Prova de Sentença – Concurso para Juiz do Trabalho”, “A execução no processo trabalhista”, “Rudimentos de Direito do Trabalho” e “O mandado de segurança no Direito do Trabalho”. Lecionou em instituições de ensino superior e foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Estácio de Sá, onde também ocupou a vice-presidência. < VOLTAR