14 de novembro de 2019 . 16:26

Frentas protocola ação no STF contra Reforma da Previdência

A Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público) protocolou, nesta quarta-feira (13), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Reforma da Previdência. As entidades apontaram inconstitucionalidades e pediram medida cautelar para suspensão dos efeitos de parte das alterações da Emenda Constitucional 103/2019, promulgada na terça-feira (12).

No texto, as associações reagem contra o aumento da alíquota de contribuição previdenciária, que passou de 11% para até 19%. Para a Anamatra, “era urgente a propositura dessa ADI com a convicção de que as alíquotas progressivas representam verdadeiro confisco e as extraordinárias lançam um campo de absoluta insegurança jurídica”.

Leia mais: TRT-1 e MPT-RJ promovem ‘Religião: uma conversa de respeito’
Anelise Haase e Paula Guerra tomam posse como titulares de vara
Programa Verde Amarelo precariza relação de trabalho, diz Ronaldo Callado

“O que se pretende é que o STF trace uma discussão séria sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência, algo que não foi viável a despeito de todo o esforço da atuação da Anamatra na atuação parlamentar durante a tramitação na Câmara e no Senado”, afirmou a entidade.

A ADI alerta para a instauração de uma contribuição previdenciária abusiva que causaria, entre outros pontos, a apropriação de bem alheio que não pertence à tributação. O fato contraria a vedação ao confisco e ao direito de propriedade.

Por isso, os autores pedem que sejam suspensas a progressividade das alíquotas de contribuição previdenciária instituída e a possibilidade de criação de tributo extraordinário ou ampliação da base contributiva das aposentadoria e pensões tratadas em artigos específicos da Constituição.

Confira aqui a ADI da Frentas contra a Reforma da Previdência.

*Foto: Agência Brasil < VOLTAR