24 de junho de 2019 . 16:36

Jorge Ramos é empossado como membro honorário do IAB

O desembargador do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) Jorge Orlando Sereno Ramos foi empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na última quarta-feira (19). A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, e pelo presidente do Tribunal, desembargador José da Fonseca Martins Junior.

Callado destacou a importância do reconhecimento da carreira de Ramos pela “entidade jurídica mais antiga do Brasil”. “Os discursos que o saudaram destacaram a trajetória de êxito na Justiça do Trabalho, mas também o lado humano do nosso associado”, disse o presidente da AMATRA1.

Ramos foi indicado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, que o descreveu como “um magistrado brilhante e uma pessoa muito querida pelos seus pares e pelos advogados”. O nome do desembargador foi sugerido também pelo 2º vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior.

“O Direito do Trabalho é o mais belo dos ramos do Direito, porque tem como matéria-prima o trabalho humano, em torno do qual sustentamos as nossas vidas. O juiz do Trabalho deve ser um especialista em relações humanas”, afirmou o desembargador Jorge Ramos.

Cerimônia de posse. Da esquerda para a direita:., José da Fonseca Martins Junior, Carlos Eduardo Machado, Jorge Orlando Sereno Ramos, Rita Cortez, Antonio Laért Vieira Junior, Adriana Brasil Guimarães, Daniel Apolônio Vieira, Paulo Cesar Rocha Cavalcanti Junior e Aderson Bussinger. Foto: Reprodução/IAB

Além de Callado e Martins Junior, prestigiaram a solenidade os desembargadores do TRT-1 Marcos Pinto da Cruz e Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues, bem como advogados trabalhistas.

Trajetória

Jorge Orlando Sereno Ramos formou-se em Direito pela UFRJ em 1986. Sete anos mais tarde, em 1993, ingressou na magistratura como juiz do Trabalho substituto, após aprovação em concurso público. Foi promovido por merecimento a juiz titular de Vara de Trabalho em 1995. Após atuar em sete varas no estado do Rio de Janeiro, Ramos foi nomeado para o cargo de desembargador do TRT-1 pelo então presidente da República, Michel Temer, em julho de 2018.

Pós-graduado em Direito Individual e Coletivo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, o desembargador possui MBA em Administração Judiciária pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). É professor da Universidade Cândido Mendes, foi instrutor da Escola Judicial do TRT-1 e integrou comissões julgadoras de concursos para a magistratura do Trabalho. < VOLTAR