08 de janeiro de 2020 . 16:41

‘Jornada’ destaca atuação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho

“As caras da Justiça do Trabalho”, último episódio desta temporada do “Jornada”, programa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube, destacou a atuação de magistrados e servidores no ramo mais célere do Poder Judiciário. O quadro mostrou o dia a dia de profissionais que contribuem para o funcionamento da magistratura trabalhista. “Todos somos igualmente importantes na prestação jurisdicional, cada um com seu papel”, afirmou o presidente do TST, ministro Brito Pereira.

A servidora do TRT-1 Edilza Queiroz atende os públicos interno e externo na ouvidoria do Regional Fluminense. “Damos voz aos que não têm. Por meio da ouvidoria, as pessoas podem se fazer ouvir pela instituição. E, também, as sugestões que recebemos servem de ferramentas de gestão para o próprio Tribunal. Me sinto importante no papel de servidora e com o trabalho que realizo”, afirmou.

O desembargador do TRT-3 (MG) Marcelo Pertence contou que as turmas do Tribunal julgam cerca de 60 processos de cada desembargador e examinam de 150 a 180 processos por semana. “Cumprimos o papel importante de dar toda a atenção devida a qualquer processo que esteja sob nosso exame”, disse.

Leia mais: TRT-1 tem prazos, audiências e sessões suspensos até o dia 20
1º Concurso Literário da Anamatra avalia 70 textos inscritos
Veja os feriados e datas sem expediente no TRT-1 em 2020 e se programe

Segundo a juíza do TRT-5 (BA) Clarissa Magaldi, a oportunidade de ter contato com as partes envolvidas no processo é o que mais a motiva na função. “No meu dia a dia, existem muitas possibilidades de interferir positivamente na vida das pessoas, dando uma resposta para que possam resolver um problema. Ouvir da parte ‘hoje a minha vida foi resolvida’ é o que me faz acordar todo dia para vir trabalhar”, afirmou Clarissa.

A produção mostrou o relato de Monique Rabelo, servidora com deficiência visual no TRT-18 (GO), que participou do desenvolvimento de sistemas de acessibilidade do Processo Judicial Eletrônico (PJe), testando os recursos e sugerindo adaptações. “Meu trabalho é realizado por meio de um leitor de tela. Com os recursos que tenho para trabalhar, posso fazer meu ofício de forma bem ágil e, com isso, dou retorno para as pessoas que procuram a Justiça do Trabalho”, explicou.

Para o ministro Brito Pereira, a atuação em conjunto dos integrantes da Justiça do Trabalho possibilita sua eficiência. “Todos formam uma espécie de cadeia, que alimenta todos os atos e chega até a decisão no Tribunal. A Justiça do Trabalho está inteiramente informatizada, estamos muito bem equipados.”

Confira o episódio na íntegra:
< VOLTAR