31 de janeiro de 2019 . 20:12

José da Fonseca Martins Junior é empossado como presidente do TRT-1



A nova administração do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) tomou posse, nesta quinta-feira (31), em solenidade na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no Centro do Rio. Foram empossados o novo presidente do Tribunal, desembargador José da Fonseca Martins Junior, e a nova corregedora-regional, Mery Bucker Caminha; além do vice-presidente Cesar Marques Carvalho, e do vice-corregedor, Luiz Alfredo Mafra Lino.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRT-1 fez uma defesa da Justiça do Trabalho. Ele classificou como "insidiosa campanha" e "nem um pouco republicano", os ataques sofridos pela Justiça do Trabalho por autoridades do Estado brasileiro. Martins citou trecho de recente artigo do ministro Corrêa da Veiga para afirmar que a Justiça do Trabalho é equilibrada e que contrariar interesses poderosos não é motivo para extinção. Ele também rechaçou que a Justiça do Trabalho seja uma "jabuticaba".

Confira as fotos da cerimônia

Conheça a trajetória do novo presidente do TRT-1

"Seria interessante a esses detratores que fizessem uma pequena pesquisa (acaso estejam agindo de boa fé) e verificariam que em diversos países vamos encontrar a Justiça do Trabalho", afirmou Martins. Em seguida, ele listou diversos países da Europa, Ásia, Américas e Oceania que possuem o ramo trabalhista em sua estrutura judiciária. “Parece-me estamos na contramão da história e de uma realidade mundial.”.



Em relação à administração do TRT-1, Martins disse que investirá na estrutura e capacitação de mediadores para ampliar a solução consensual de conflitos. Ele também afirmou que vai dedicar especial atenção à saúde de magistrados e servidores, com a valorização da Coordenadoria de Saúde do TRT-1, diante do crescimento de enfermidades como estresse, depressão e síndrome do pânico.

Confira todos membros da nova administração do TRT-1

“(Há) uma crescente afetação da qualidade de vida e da saúde desses profissionais, sendo assim imperiosa a adição de projetos que venham construir um ambiente de trabalho saudável, agregado a uma política preventiva contra o adoecimento e a melhora da qualidade de vida, abarcando aspectos biológicos, psicológicos e sociais”, finalizou.



O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, parabenizou os novos dirigentes do Tribunal e afirmou a importância da aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade para que a população conheça a relevância das atividades desempenhadas pela Justiça do Trabalho. "Queremos que o Tribunal se abra para a sociedade e mostre a ela o quanto vale, o quanto representa, o quanto é importante para os cidadãos". E completou. "Queremos, finalmente, não esquecer que, sendo um poder, o exercemos em nome do povo deste país."

Callado destacou o papel da AMATRA1 como representante dos interesses dos magistrados de todas as instâncias associados à entidade. "Assim atuando, nem sempre agrada aqueles que administram a Justiça. Mas age sempre com ética e boa-fé."

Callado também lembrou que a nova administração assume o TRT-1 em um momento delicado. Ele ressaltou os ataques sofridos pelo Direito e Justiça do Trabalho nos últimos anos a partir da Reforma Trabalhista e, mais recentemente, com a revelação de que o governo estuda extinguir a Justiça do Trabalho.

"Esperamos dos dirigentes que agora tomam posse que defendam o Direito e Justiça do Trabalho. E para isso é necessário defender seus juízes e servidores. A dignidade de uma corte se alcança pela qualidade das suas decisões, pela transparência como ela se relaciona com a sociedade, pela forma respeitosa e democrática como ela trata seus juízes e servidores."

Prestigiaram a cerimônia os ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Aloysio Corrêa da Veiga (representando a Presidência), Alexandre Agra Belmonte e Guilherme Augusto Caputo Bastos; o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel; o presidente do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), André Fontes; o corregedor-geral eleitoral, Carlos Santos de Oliveira (representando a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral); o procurador-chefe do MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho da 1ª Região), Fábio Goulart Villela; e a vice-presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro), Ana Tereza Basílio (representando a Presidência).

Confira o discurso de posse do presidente do TRT-1

Confira o discurso do presidente da AMATRA1 < VOLTAR