08 de outubro de 2019 . 16:35

Jovens aprendizes assistem a audiências na 7ª Vara do Trabalho

Três jovens aprendizes do Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira (CAMP Mangueira) assistiram a audiências na 7ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, no Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta, nesta terça-feira (8). A visita faz parte da ação “JT de Portas Abertas”, do TRT-1, em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. A vice-presidente da AMATRA1 e gestora regional de 1º grau do programa, Adriana Leandro, recebeu os estudantes e explicou trâmites dos processos trabalhistas.

“A iniciativa mostra a dinâmica de funcionamento da Justiça do Trabalho aos jovens aprendizes. No Fórum, os estudantes das instituições podem ver, na prática, o que aprendem em sala de aula. É uma forma de aproximá-los e de orientar suas escolhas futuras”, afirmou a juíza.

Aprendizes do CAMP Mangueira conheceram o Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta

Assim como os outros dois visitantes, Wallace Andrade, 19 anos, é aprendiz da área administrativa do CAMP Mangueira. Morador da Mangueira, ele divide sua rotina entre as aulas no 3º ano do Ensino Médio e o trabalho na instituição. “Foi tudo muito novo para mim porque nunca tinha participado de uma audiência trabalhista antes. Sempre tive vontade de saber como funcionava e achei muito interessante. É algo que vou procurar saber mais e que pode auxiliar no meu trabalho”, disse. 

Leia mais: TRT-1 recebe estudantes na 3ª edição do 'Ouvidoria das Escolas'
Curso para ingresso na magistratura é finalista do Prêmio Innovare
Anamatra quer conhecer realidade de guardiões de pessoas com deficiência

A assistente social Jaqueline Marques explicou que os três jovens visitantes trabalham no próprio CAMP Mangueira e desenvolvem tarefas no departamento pessoal, no setor de recursos humanos, na coordenação e na recepção.

“O foco da associação é a formação de aprendizes na área de auxiliar administrativo, e a parceria com o TRT-1 lhes proporciona conhecer a vivência da rotina administrativa dentro do Tribunal. Como ficam na associação, é importante que conheçam outros espaços de trabalho”, afirmou.

Juíza Adriana Leandro explicou trâmites de processos trabalhistas a jovens aprendizes

Jaqueline contou, ainda, que o retorno dos aprendizes sobre a visitação é positivo — tanto em relação ao conteúdo assimilado quanto ao acolhimento por parte dos magistrados e funcionários do Tribunal. “Os jovens do primeiro grupo a visitar esse ano acharam interessante acompanhar a audiência e ver a conversa entre as partes. Também gostaram da forma com que foram recebidos pela equipe de trabalho”, disse.

Segundo Caio Gonçalves Dias, jovem aprendiz de 19 anos, “a experiência abriu novos horizontes”. “Aprendi coisas que nem imaginava que existiam, como alguns conceitos do Direito. Ainda não escolhi que faculdade quero cursar, mas a visita pode auxiliar nessa escolha.”

Além da juíza Adriana Leandro, Astrid Silva Britto, titular da 68ª VT/RJ, Gabriela Canellas Cavalcanti, titular da 67ª VT, e Nélie Oliveira, titular da 30ª VT/RJ, também participaram do projeto. 

A juíza Astrid Britto participou do programa 'JT de Portas Abertas' e recebeu aprendizes na 68ª VT/RJ

As visitações vão acontecer durante o mês de outubro com magistrados que já se disponibilizaram a receber os jovens aprendizes em suas VTs. Os interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com a juíza Adriana Leandro por meio do e-mail funcional.

Juíza Gabriela Canellas recebeu jovens aprendizes da entidade formadora Saber na 67ª VT < VOLTAR