19 de julho de 2019 . 17:36

Jovens recebem certificado do Projeto Mediação para o Mundo do Trabalho

Mais de 100 jovens atendidos pelos Centros de Assistência Social (CRAS e CREAS) do Rio de Janeiro foram certificados nesta quinta-feira (18) pela participação nas oficinas do “Projeto Mediação para o Mundo do Trabalho”. A iniciativa é uma parceria das entidades que compõem o Acordo de Cooperação para o Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, do qual a AMATRA1 é signatária. 

Coordenado pelo Instituto de Aprendizagem Saber, o projeto tem como objetivo ajudar os jovens a identificar suas potencialidades e se qualificar para a inserção no mundo do trabalho, a partir da aprendizagem. As oficinas foram ministradas a jovens entre 14 e 17 anos de idade. 

Certificado foi entregue a mais de 100 adolescentes

A coordenadora do Acordo, Glória Mello, discursou durante o evento. Ela alertou para os prejuízos do trabalho infantil à saúde física e mental dos jovens e defendeu a relevância da aprendizagem. “É muito importante que todo jovem tenha uma boa formação, inclusive para identificar o seu potencial e desenvolver competências para atuar nesse mundo tão dinâmico e desafiador.” 

Além dos temas relativos ao ingresso no universo trabalhista, o projeto tratou de assuntos como vulnerabilidade, exclusão social, resgate de autoestima, escolarização e redução da violência. Segundo as entidades organizadoras, a iniciativa deve ser ampliada para outras zonas da cidade do Rio de Janeiro nas próximas edições.

Leia também: ‘Criança trabalhando está vulnerável’, diz vice da AMATRA1 à GloboNews

Especialistas discutem políticas de combate à violência sexual infantil

Gloria Mello pretende engajar instituições no combate ao trabalho infantil < VOLTAR