10 de dezembro de 2019 . 15:51

Juíza Rosilda Lacerda Rocha doa biblioteca jurídica à AMATRA1

A juíza aposentada Rosilda Lacerda Rocha doou cerca de 300 livros jurídicos de sua biblioteca pessoal para a AMATRA1. O acervo contém obras sobre Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Civil, Processo Civil e Direito Previdenciário. “Não é uma biblioteca datada porque são livros de referência, clássicos de consulta. Alguns já estavam esgotados quando comprei”, disse Rosilda. As obras já estão disponíveis para empréstimo na sede da associação.

“Quis doar à AMATRA porque não estou exercendo nenhuma atividade específica na área do Direito do Trabalho e porque são livros que podem servir de consulta e fonte de estudos para outros magistrados. De certa forma, essas obras contam um pouco da história do Direito do Trabalho”, afirmou.

Leia mais: Ministra Maria Cristina Peduzzi é primeira mulher eleita para presidir o TST
AMATRA1 reúne associados em jantar de fim de ano
Constituição protege o trabalho, diz ministro do STF Carlos Ayres Britto

Rosilda contou que os livros cedidos à AMATRA1 foram adquiridos ao longo de mais de 40 anos. Além da carreira na magistratura, a juíza deu aulas na antiga EMATRA-RJ (Escola de Magistratura da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro) — atual Escola Judicial do TRT-1 — e em universidades como a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e a Estácio de Sá. E também concluiu, na UFF (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o primeiro mestrado sobre Direito do Trabalho no estado. 

Aposentada desde 1998, ela afirmou que as salas de aula a mantiveram em estudo constante. “Muitos livros foram comprados depois da minha aposentadoria porque continuei lecionando por mais de dez anos. Então, permaneci estudando sobre Direito do Trabalho, me mantive atualizada. Devido a um problema familiar, precisei reduzir as aulas até realmente parar a atividade”, disse a juíza. 

Rosilda Lacerda torce para que mais pessoas possam usufruir dos conhecimentos disponíveis nos exemplares doados. Para ter acesso às obras, o associado deve solicitar seu empréstimo na secretaria da AMATRA1. < VOLTAR