04 de junho de 2019 . 15:55

Jurisports Brasil reúne profissionais do Direito e campeões olímpicos

Com a participação de ministros, desembargadores, advogados e profissionais do esporte, a edição 2019 do Jurisports Brasil aconteceu dias 30 e 31 de maio, em Teresópolis (RJ). Organizado pelo Sesc RJ e pela Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), o fórum tem o objetivo de discutir temas relativos ao universo dos esportes cruzando as visões dos profissionais do Direito com a técnica e a realidade esportiva. O juiz Marcelo Antonio Moura, diretor da AMATRA1, coordenou o evento.

Os painéis contaram com a presença de grandes nomes do esporte, como os campeões olímpicos Bernardinho, Giovane Gávio (vôlei) e Rogério Sampaio (judô) e paralímpico Clodoaldo Silva (natação), além de Ney Pecegueiro, médico da Seleção Brasileira de Vôlei.

Segundo Moura, o fórum teve grande alcance e é importante para divulgar o Direito Desportivo. “Os juízes do Trabalho, em sua maioria, têm um enorme desconhecimento em relação às especificidades do Direito Desportivo, que são várias.” Membro fundador da ANDD, o juiz participou também da mesa de abertura, abordando o uso das cotas de deficientes para a contratação de equipes.

Durante dois dias, o fórum tratou de assuntos em pauta no noticiário esportivo e que geram dúvidas sobre seus aspectos legais. Os participantes discutiram doping nos esportes olímpicos, transgêneros no esporte amador, remuneração de direito de imagem, a responsabilidade de clubes sobre a formação de atletas, além de benefícios e riscos do esporte eletrônico.

Além disso, participaram das mesas o desembargador José da Fonseca Martins Junior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; o desembargador Leonardo Pacheco, vice-presidente da ANDD de Eventos Nacionais; o desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, diretor da Escola Judicial e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Caputo Bastos (presidente da ANDD) e Alexandre de Souza Agra Belmonte (vice-presidente executivo da ANDD).

Foto: Reprodução/TRT-1 < VOLTAR