23 de outubro de 2019 . 15:49

Justiça do Trabalho deve ser empoderada e fortalecida, diz Nobel da Paz

O indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Nobel da Paz em 2014, defendeu o fortalecimento da Justiça do Trabalho no Brasil para garantir a luta contra a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Para o ativista, a Justiça trabalhista deve ser “empoderada e fortalecida para garantir que não exista trabalho infantil”.

“A Justiça do Trabalho é a mais efetiva guardiã da classe trabalhadora, especialmente para as crianças. Se as crianças forem exploradas no trabalho infantil, quem vai ajudar se não for a Justiça do Trabalho?”, afirmou Kailash Satyarthi.

Satyarthi destaca que legislação brasileira contra o trabalho infantil é inspiradora

Em sua passagem pelo Brasil, o militante que atua combatendo o trabalho infantil e em favor do direito de crianças e jovens à educação abriu o 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro, realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele apresentou a conferência “Da violência à cultura da paz nos ambientes de trabalho”.

Durante a palestra, Kailash Satyarthi afirmou que a legislação brasileira para combater o trabalho infantil e análogo à condição de escravizados é inspiradora e vai além das existentes em outros países. O ativista destacou o papel do Poder Judiciário para garantir os direitos fundamentais de trabalhadores em meio a uma era de “economia violenta”, em que o trabalhador fica em desvantagem.

Leia mais: Reforma da Previdência é aprovada no Senado em 2º turno
Seguro garantia judicial na Justiça do Trabalho é regulamentado
Ronaldo Callado é homenageado com conjunto de medalhas Pedro Ernesto

“Os juízes são os guardiões da lei, responsáveis por defender pessoas cujos direitos fundamentais foram violados”, disse.

Kailash Satyarthi incentivou, ainda, que todos se envolvam no combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão, já que se trata de um problema coletivo. “Quando uma criança está trabalhando, está ocupando o lugar de um adulto que deveria estar ali. Isso impacta famílias inteiras”, afirmou o indiano.

Confira o vídeo de Kailash Satyarthi para a Anamatra na íntegra:



*Foto: Giovanna Bembom/TST < VOLTAR