18 de junho de 2019 . 14:26

Justiça do Trabalho lança Prêmio Nacional de Jornalismo

Com o objetivo de estimular a produção de reportagens de rádio, TV, internet, jornais e revistas sobre o trabalho infantil, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou o Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo. Fotos relacionadas ao tema também poderão concorrer na categoria fotojornalismo. A primeira edição da iniciativa foi anunciada pelo Tribunal na quarta-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

De acordo com dados da  PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio) de 2015, 2,7 milhões de crianças entre 5 e 12 anos se encontram nessa situação no país. Com o prêmio, a Justiça do Trabalho quer reconhecer a importância da imprensa na divulgação de informações que promovam a reflexão e conscientização sobre o tema.

Leia mais: Campanha Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lançada no Rio

Prorrogadas as inscrições para o projeto ‘Vivendo o Trabalho Subalterno’

Igor Rodrigues dará curso sobre Direito Previdenciário e Justiça do Trabalho

Podem participar reportagens individuais ou em série, de autoria de um ou mais profissionais, que abordem o tema "Trabalho infantil: combate e perspectivas para o seu enfrentamento". Os textos devem ser escritos em português e terem sido publicados entre 1/3/2018 e 30/8/2019.

As inscrições serão abertas em 1º de agosto, no site do Prêmio, e vão até 16 de setembro. Os profissionais interessados em participar precisam ter registro profissional reconhecido pelo Ministério do Trabalho ou órgão equivalente. Cada autor poderá inscrever até três trabalhos para concorrer em qualquer uma das cinco categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo.

Premiação

Os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmio de R$ 10 mil, troféu e certificados. A cerimônia de premiação será realizada em novembro, na sede do TST, em Brasília, em data a ser divulgada.

Leia o edital do concurso aqui. < VOLTAR