05 de abril de 2019 . 18:11

Justiça do Trabalho promove ações para conscientizar sobre acidentes do trabalho

A Justiça do Trabalho vai realizar diversas ações para promover o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O Tribunal Superior do Trabalho vai distribuir material educativo, promover debates e um seminário internacional sobre grandes acidentes de trabalho.  O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região fará uma série de posts, intitulada “Trabalhe com Saúde”, contendo orientações sobre a prevenção de doenças laborais, para determinados profissionais.

“São campanhas como essa que ajudam a conscientizar a sociedade para a adoção de medidas com o objetivo de evitar os acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais. A prevenção deve ser constante e envolver empregados e empregadores, ao mesmo tempo”, afirmou o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira.

Leia também: Justiça do Trabalho determina pensão aos dependentes de vítimas de Brumadinho

Segundo a ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro, a sociedade precisa se conscientizar de que os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso. Ela lembrou que apenas este ano já houve dois grandes acidentes, o rompimento da Barragem de Brumadinho (MG) e o incêndio no centro de treinamento do Flamengo.

“As empresas não devem entender esse gasto como despesa e sim como forma de evitar mortes de trabalhadores”, concluiu a ministra.

O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.

Seminário sobre grandes acidentes

O TST e o CSJT promovem em 25 e 26 de abril o Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho: Efetividade da Prevenção. O evento é uma iniciativa da Escola Judicial da 3ª Região (MG) para discutir medidas de prevenção, o marco regulatório atual, o tratamento do tema em outros países e a mobilização da sociedade para promover mudanças para que tragédias como a de Brumadinho (MG) não aconteçam mais.

O seminário será na Escola Superior Dom Hélder Câmara, em Belo Horizonte (MG). Vão participar do evento o presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira, e os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia. < VOLTAR