10 de dezembro de 2019 . 12:26

Ministra Maria Cristina Peduzzi é primeira mulher eleita para presidir o TST

A ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi foi eleita pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para presidir a Corte e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no biênio 2020-2022, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, nesta segunda-feira (9). O vice-presidente e o novo corregedor-geral são os ministros Vieira de Mello Filho e Aloysio Corrêa da Veiga, respectivamente. A nova direção tomará posse em sessão solene, em 19 de fevereiro de 2020. A magistrada afirmou se orgulhar em ser a primeira mulher eleita para presidência do TST. 

Citando a escritora Virginia Woolf, Maria Cristina disse não ser possível responder “o que é uma mulher” até que a mulher se expresse “em todas as artes e profissões abertas às capacidades humanas”. “Espero ser este um sinal de que estamos avançando na resposta a essa questão”, ressaltou.

Leia mais: AMATRA1 reúne associados em jantar de fim de ano
Constituição protege o trabalho, diz ministro do STF Carlos Ayres Britto
TRT-1 determina indenização por danos morais por exposição a agentes tóxicos

A ministra destacou que, diante dos desafios institucionais, a nova administração se compromete “com a Justiça do Trabalho e com sua missão de pacificar os conflitos laborais”. “Esperamos todos contribuir para a construção de uma administração judicial funcional, eficiente, capaz de sempre dar resposta célere às reivindicações da sociedade brasileira”, disse.

Atual presidente do TST, ministro Brito Pereira desejou sorte à presidente eleita

O atual presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira, desejou sorte à presidente eleita e aos demais membros da direção. “Temos certeza de que a ministra Cristina fará um ótimo trabalho visando sempre ao fortalecimento da Justiça do Trabalho”, afirmou Brito Pereira.

Trajetória profissional de Maria Cristina Peduzzi

Bacharel em Direito e mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), Maria Cristina Irigoyen Peduzzi advogou nos Tribunais Superiores de 1975 até tomar posse no TST, em vaga destinada à advocacia. Atuou também como procuradora da República (1984), procuradora do Trabalho (1992) e professora universitária de graduação e pós-graduação (UnB, CEUB, Mackenzie e IDP).

Empossada ministra do TST em 21 de junho de 2001, preside a Oitava Turma e a comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos e integra a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial. Foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2011-2013 e conselheira do CSJT de 2009 a 2013. Representou o TST no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2013 a 2015. Foi diretora da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) no biênio 2016-2018.

Trajetória profissional de Vieira de Mello Filho

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho ingressou na magistratura do Trabalho em 1987, no cargo de juiz substituto do TRT-3 (MG). Atuou em diversas Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ) do estado e foi promovido ao Tribunal, por merecimento, em 1998. Como desembargador, foi convocado 11 vezes para o TST.

Em 2006, foi empossado ministro do Tribunal. Além de integrar a Sétima Turma e a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), ele é o atual diretor da Enamat, eleito para o biênio 2018-2020

Trajetória profissional de Aloysio Corrêa da Veiga

Aloysio Silva Corrêa da Veiga se formou em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1974. Iniciou sua carreira na magistratura em 1981, como juiz do Trabalho substituto do TRT-1, e foi promovido a desembargador em 1997, por merecimento.

Empossado como ministro do TST em 2004, integra a Sexta Turma, o Órgão Especial e a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), e preside a Comissão de Regimento Interno. Foi conselheiro do CSJT de 2012 a 2014 e diretor da Enamat no biênio 2011-2013. O ministro também foi conselheiro do CNJ no biênio 2017-2019 e, em 2018, designado corregedor nacional da Justiça substituto.

*Com informações e foto do TST < VOLTAR