25 de abril de 2019 . 17:48

MPT acusa Vale de não cumprir acordos sobre indenizações

O pagamento de pensões aos parentes das vítimas da tragédia de Brumadinho (MG) foi discutido em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região, nesta quarta-feira (24), em Betim. Segundo o Ministério Público do Trabalho, a Vale não está cumprindo acordos feitos, como o pagamento integral das verbas rescisórias às famílias dos trabalhadores mortos e a quitação do pagamento dos salários às famílias dos trabalhadores desaparecidos.


juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Betim, Renata Lopes Vale, determinou que a empresa tem até 15 de maio para comprovar o pagamento aos empregados diretos ou terceirizados. No caso dos empregados das terceirizadas que ainda não forneceram os dados necessários para o cálculo dos acertos rescisórios, a Vale tem até o dia 31 de maio para comprovar o pagamentoSe a mineradora não cumprir, pode pagar multa diária de R$ 5 mil por empregado. Outro ponto discutido foi a comprovação de prestação de atendimento médico e psicológico aos dependentes.


Leia também: Justiça do Trabalho determina pensão aos dependentes de vítimas de Brumadinho

A Vale disse, em nota, que vai cumprir a determinação de enviar, dentro dos prazos estabelecidos, as evidências solicitadas. Uma nova audiência para discutir o valor das indenizações morais e materiais foi marcada para o dia 17 de maio.


O rompimento da barragem completou três meses nesta quinta-feira (25). Várias homenagens foram prestadas em Brumadinho. Trinta e sete pessoas seguem desaparecidas e 233 mortes foram confirmadas.  

*Com informações do TRT-MG < VOLTAR