23 de maio de 2019 . 15:27

Noemia Porto é empossada presidente da Anamatra em cerimônia nesta quarta (22)

A nova diretoria da Anamatra, eleita para o biênio 2019-2021, tomou posse nesta quarta-feira (22), durante cerimônia em Brasília. Na nova gestão, a juíza Noemia Porto presidirá a associação, e Ronaldo Callado, presidente da AMATRA1, será diretor de comunicação. Noemia substitui o juiz Guilherme Feliciano, que esteve à frente da instituição nos últimos dois anos.

Após 20 anos, a presidência da Anamatra volta a ser ocupada por uma mulher. Em seu discurso de posse, Noemia Porto ressaltou a importância da defesa da magistratura do Trabalho, da valorização do poder Judiciário trabalhista e da soberania dos direitos sociais enquanto direitos fundamentais, todas frentes prioritárias de atuação da entidade.

“É urgente reencontrar os motivos que nos levaram à magistratura do Trabalho e repactuar a importância no âmbito social. Esse reposicionamento jurídico é uma tarefa coletiva que exige união, solidariedade e compreensão crítica sobre os elementos que se colocam como desafios aos tempos atuais”, afirmou.

Dirigentes eleitos para a gestão 2019-2021. Foto: Reprodução/Anamatra

Outro ponto destacado por Noemia foi a necessidade de aperfeiçoamento da comunicação da associação, para que a sociedade possa conhecer o trabalho e entender a relevância do Poder Judiciário Trabalhista e de seus representantes. Para Ronaldo Callado, a Anamatra possui grande importância no cenário político do país. “Estou muito entusiasmado para esse novo desafio e pretendo ser a voz dos juízes da primeira região na associação nacional”, afirmou.

A nova presidente falou também dos efeitos da Reforma Trabalhista. Em vigor há um ano e meio, a medida reduziu o número de ações judiciais em 36%, de acordo com dados divulgados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). No entanto, para Noemia, essa queda não significa que as relações de trabalho tenham se tornado mais justas e igualitárias.

“Há desafios imensos num cenário de rearranjos produtivos, de novas tecnologias, de extinção de diversos postos de trabalho, sem a correspondente criação de outros, tudo a gerar dúvidas sobre o futuro do trabalho. A magistratura do Trabalho não pode ser indiferente a nada disso”, afirmou.

Presidente do STF e do TST prestigiaram a posse

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, estavam os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TST, ministros Dias Toffoli e Brito Pereira.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, integrou a mesa de honra da cerimônia. Foto: Reprodução/Anamatra

Toffoli desejou sucesso à nova presidente. “A dedicação ao movimento associativo é um sacerdócio e eu tenho certeza de que a Anamatra seguirá, cada vez mais forte, agora com o poder feminino”, disse.

Para Brito Pereira, há inúmeros desafios à espera dos novos dirigentes. O ministro acredita, no entanto, que a equipe está “à altura da missão”. “Toda vez que ouço o Hino Nacional ficam gravadas, em minha memória, as palavras ‘amor’ e ‘esperança’. Quero crer, creio e aposto que a nova Diretoria está incluída nessas duas expressões: ‘amor pela Magistratura e esperança em uma magistratura do Trabalho sempre forte. Só assim teremos, também, uma Justiça do Trabalho forte”, afirmou.

Além de Toffoli e Brito Pereira, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: a presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargadora Eliney Bezerra Veloso; o corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro almirante Marcus Vinícius Oliveira dos Santos; o coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), Angelo Fabiano Faria da Costa; a subprocuradora do Trabalho Sandra Lia Simón, representando o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury; o diretor da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Martin Hahn; e a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Alessandra Camaranho. < VOLTAR