03 de abril de 2020 . 14:13

Por Covid-19, Cejusc-CAP fará audiências virtuais de mediação e conciliação

Diante da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP) do TRT-1 passará a realizar audiências virtuais de conciliação e mediação. É mais uma medida do Tribunal para garantir a prestação jurisdicional. Para solicitar audiência, é preciso preencher o formulário “Quero Conciliar” disponível no site do TRT-1 ou no e-mail conciliar@trt1.jus.br

Para o presidente do Tribunal, desembargador José da Fonseca Martins Junior, o incentivo aos métodos consensuais e a retomada das audiências de forma virtual no Cejusc representam o compromisso da Justiça laboral com o país na pacificação e mediação das novas relações trabalhistas que surgirão.

Leia mais: Site da AMATRA1 bate recorde de audiência em março
Sobrevivência dos trabalhadores está em jogo, dizem Alves e Périssé no Estadão
Trabalho seguro em tempos de pandemia é destaque durante Abril Verde

As sessões serão realizadas preferencialmente pelos aplicativos Google Hangouts Meet e Whatsapp. A intimação, com data e horário, será expedida pelo Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), WhatsApp ou telefone, na pessoa dos advogados das partes. Na data designada, os intimados deverão acessar um link fornecido pelo Cejusc-CAP no aplicativo do WhatsApp ou Hangouts Meet do computador ou celular. O termo da sessão será remetido aos advogados das partes e inserido nos autos do processo.


O novo recurso é uma forma de continuar com os bons resultados que vêm sendo obtidos pela unidade, aponta o juiz do trabalho Múcio Borges, coordenador do Cejusc-CAP de 1º Grau. Segundo ele,  mais de R$ 1,1 bilhão foi pago aos reclamantes por meio de acordos, em 2019.

Para o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Cesar Marques Carvalho, a Justiça do Trabalho demonstra sua importância como moderadora entre empregados e empregadores no novo cenário socioeconômico. “As homologações de acordos através de audiências virtuais são um incentivo ao acesso à Justiça previsto na Constituição Federal.”

 *Foto: Freepik < VOLTAR