27 de novembro de 2019 . 17:01

Raquel Maciel e Carlos Chernicharo tomam posse como desembargadores

Os magistrados Raquel de Oliveira Maciel e Carlos Henrique Chernicharo foram empossados administrativamente como desembargadores do TRT-1, nesta quarta-feira (27), pelo vice-presidente do Tribunal, Cesar Marques Carvalho. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, participou da cerimônia.  

Raquel se emocionou ao discursar para os colegas. “Enquanto vinha para o Tribunal hoje, lembrei de quando cheguei aqui de ônibus para fazer a prova oral, há 26 anos. Pensei: ‘Quero passar nesse concurso porque essa vai ser a minha casa, onde vou desenvolver meu trabalho e amor pelo Direito’. E foi isso que aconteceu. Me dediquei no que pude para melhorar a instituição e colaborei com os colegas e advogados. Tentei dar o melhor de mim sempre”, disse.

Raquel se emocionou ao discursar em sua posse como desembargadora

Leia mais: TRT-1 recebe Prêmio CNJ de Qualidade no 13º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Em artigo, Trindade alerta para redução de direitos em contrato Verde Amarelo
Ministro Alexandre Agra Belmonte lança livros dia 10 no TST

Para Chernicharo, é gratificante assumir o cargo na segunda instância. “O sentimento é de grande alegria. Me dediquei muito ao trabalho, ao atendimento aos advogados e jurisdicionados. Sempre tentei cumprir as obrigações da melhor forma possível e assim farei como desembargador”, afirmou.

Chernicharo afirmou ser gratificante assumir o cargo na segunda instância

A promoção de Raquel Maciel foi aprovada pelo Tribunal Pleno em 5 de setembro e a de Carlos Chernicharo, em 3 de outubro. Eles vão ocupar, respectivamente, as vagas decorrentes da aposentadoria da desembargadora Márcia Leite Nery e da posse do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Raquel e Chernicharo já atuavam como juízes convocados no Tribunal.

Trajetória profissional de Raquel Maciel e Carlos Chernicharo

Aprovada no concurso de 1993, Raquel Maciel atuou como juíza substituta por dois anos. Em 30 de junho de 1995, foi nomeada, por merecimento, como titular da 39ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro. Em 2004, assumiu a titularidade da 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Colega de concurso de Raquel, Carlos Chernicharo também ingressou na magistratura em 1993. Em 30 de junho de 1995, assumiu a titularidade e presidência da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento de Nova Iguaçu. O magistrado também atuou nas 5ª, 6ª e 7ª Varas do Trabalho da cidade, na Baixada Fluminense. < VOLTAR