22 de outubro de 2019 . 15:32

Ronaldo Callado é homenageado com conjunto de medalhas Pedro Ernesto

 

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, foi homenageado com a entrega do conjunto de medalhas Pedro Ernesto, nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A maior comenda da cidade foi concedida ao juiz do Trabalho por iniciativa do vereador Paulo Pinheiro (PSOL-RJ). Em seu discurso, Callado destacou a conturbada situação política e social em que o Brasil se encontra.

“Nesse caudaloso momento, nada mais representativo que o presidente de uma associação de juízes do Trabalho receba essa homenagem – o que muito me honra e dignifica. E se o recebo, muito provavelmente não o é pelo que sou, mas pelo que represento: uma entidade com 56 anos de história, formada por mais de trezentos valorosos e abnegados colegas e amigos”, afirmou.

O presidente do TRT-1, José da Fonseca Martins Junior, disse que a presença de advogados, membros do Ministério Público, servidores do Tribunal e colegas de primeiro e segundo graus na plateia é um indicador do valor de Ronaldo Callado para a magistratura do Trabalho.

Leia mais: Retrato de Maria das Graças Paranhos é inaugurado no TRT-1
TRT-1 promove 1º seminário sobre assédio moral e adoecimento
AMATRA1 faz ação social na quadra do G.R.E.S. Estácio de Sá

“Passei a ter mais contato com Callado após a minha posse no Tribunal há poucos meses, mas já posso dizer que foi uma grata satisfação esse processo de aproximação. Ele mais que merece essa comenda. É merecedor de voos muito altos”, afirmou Martins.

Callado foi homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Discursos enfatizaram a dedicação de Callado à Justiça do Trabalho

O vereador Paulo Pinheiro ressaltou que a trajetória profissional de Callado tem relevância para a Justiça do Trabalho não só do Rio de Janeiro mas, também, para outros estados do país. “Ronaldo tem sido incansável e demonstrado expressiva liderança no Brasil, participando de atos, congressos e debates em defesa da Justiça trabalhista diante dos presentes ataques que vem sofrendo. Temos prazer em homenageá-lo pelo seu trabalho, sua luta e seu exemplo”, disse o parlamentar.

A dedicação do presidente da AMATRA1 também foi elogiada pelo deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL-RJ), que afirmou ser merecida a entrega do conjunto de medalhas. “Tem uma importância fundamental homenagearmos aqueles que, hoje, estão preocupados em garantir os direitos trabalhistas”, disse.

O procurador regional do Trabalho José Antônio Vieira de Freitas Filho destacou a preocupação do juiz do Trabalho com o próximo, tanto no âmbito pessoal como no exercício da magistratura. Para Freitas Filho, “Ronaldo Callado merece todas as homenagens por suas significativas realizações em prol do interesse social e, principalmente, pela beleza de sua alma e retidão de seu caráter”.

Discursos enfatizaram a luta de Callado, presidente da AMATRA1, pela Justiça do Trabalho

A secretária-geral da AMATRA1, juíza Lila Carolina Mota Pessoa Igrejas Lopes, relembrou a amizade de mais de 20 anos com Callado. “É muito fácil falar dos atributos e qualidades do Ronaldo porque ele é uma pessoa ímpar. Dedicou toda sua vida à Justiça do Trabalho, tanto como juiz quanto como liderança associativa. Mas, além de ser um juiz competente e um líder associativo democrático, Ronaldo é uma pessoa maravilhosa. É íntegro, pauta sua conduta pela solidariedade e respeito ao próximo, e é empático com a dor alheia”, afirmou a juíza.

A homenagem a Ronaldo Callado contou com a apresentação do coral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Além dos hinos do Brasil e da cidade do Rio, o grupo cantou clássicos da MPB como a canção "Apesar de Você", de Chico Buarque.

Na reta final de seu mandato na presidência da AMATRA1, Ronaldo Callado afirmou que continuará resistindo em defesa da Justiça e do Direito do Trabalho. "Estarei sempre à disposição desta causa. Seguirei firme até o dia 5 de dezembro e, após as eleições, na diretoria da ANAMATRA, como diretor de comunicação", afirmou.

Callado foi prestigiado por associados da AMATRA1 ao receber o conjunto de medalhas Pedro Ernesto < VOLTAR