08 de novembro de 2019 . 16:08

Seminário aborda a questão racial nas relações de trabalho dia 19

A questão racial nas relações de trabalho vai ser abordada no seminário “Cidadania e Direitos Humanos”, promovido pela AMATRA1 e pela Escola Judicial do TRT-1 dia 19, de 15h30 às 18h30, na sede do Tribunal. Para a juíza Daniela Muller, uma das organizadoras do evento, “é necessário chamar atenção para como a questão da raça está muito presente na realidade das relações de trabalho e elaborar reflexões sobre esse assunto”. A inscrição deve ser feita pelo site (público interno) ou pelo e-mail inscricao.ej1@trt1.jus.br, contendo nome completo, e-mail, profissão, empresa/instituição e número de celular (público externo).

Daniela afirmou que a proposta do encontro é apresentar, dentro da Justiça do Trabalho, uma análise de fora do Direito. Segundo a magistrada, as palestras dos professores Raquel Barreto, doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Vantuil Pereira, diretor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vão garantir a abordagem interdisciplinar do seminário.

Leia mais: Adriana Leandro defende Justiça do Trabalho na Câmara dos Deputados
TRT-1 indica juízes para vaga de desembargador
Aprendiz não deve preencher vaga para pessoa com deficiência, diz Anamatra

“Avalio que temos poucos debates sobre este assunto muito importante, ainda mais no Rio de Janeiro, que é a cidade fora da África que mais recebeu embarcações com negros escravizados. Não podemos não tratar disso no dia a dia. Precisamos dar atenção a este tema”, afirmou a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1.

A juíza disse, ainda, que o seminário foi estrategicamente marcado para a véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. “Será uma homenagem. Essa data tem um simbolismo especial porque é uma construção dos próprios negros, ao contrário do dia 13 de maio. Sem negar a importância da abolição da escravatura, a segunda data propõe um outro momento, retratando a importância dos negros por eles próprios”, disse Daniela Muller. < VOLTAR