24 de junho de 2019 . 15:46

TRT-1 lança documentário e livro sobre vivências de juízes em outras profissões

A Escola Judicial do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) exibirá, em 3 de julho, na FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o documentário “Eu, um outro: uma experiência na Justiça do Trabalho”. Após a projeção do longa, haverá uma roda de conversa e o lançamento de um livro com relatos dos magistrados que assumiram, por um dia, funções exercidas por outros trabalhadores.

Em 2018, durante uma jornada de oito horas, 12 magistrados atuaram como garis, faxineiros, copeiros, cobradores de ônibus e caixas de supermercado. Ao final do trabalho, os participantes redigiram um diário das atividades. Tanto o documentário quanto o livro são resultados de um projeto de formação da Escola Judicial do Tribunal, que já está em sua terceira edição.

Leia também: Inscrições para juiz viver dia em outra profissão acabam sexta-feira (14)

Associados participam de visita guiada à exposição de Paul Klee

25 de maio: Dia do Trabalhador Rural é lembrado diante de cenário desafiador

No prefácio da obra, a juíza e escritora Andréa Pachá afirma que “é realmente complexo o desafio de olhar pelos olhos do outro”. O livro traz aos leitores não só as histórias como também a apresentação de todo o processo metodológico e preparatório do projeto.

 

Sobre o projeto

A iniciativa da Escola Judicial teve início em 2017 e está na terceira edição.  O objetivo é oferecer aos magistrados conteúdos curriculares que os preparem para as complexidades vividas no cotidiano de trabalho e os capacitem para o relacionamento com aqueles para os quais oferecem a prestação jurisdicional.

Este ano, o trabalho de campo está planejado para ocorrer em 27 de julho. Antes disso, haverá encontros teóricos na sede da Escola Judicial e treinamentos nas empresas. Ao todo, serão 19 vagas, distribuídas nos seguintes postos de trabalho: cobrador de ônibus; servente de limpeza; jardineiro; auxiliar de serviços gerais; servente; servente externo; telefonista; copeira e operação de tráfego.

Serviço: Lançamento de documentário e livro

Local: FIRJAN (Rua Graça Aranha, nº 1. 13º andar, Salão Copacabana. Centro - RJ)

Programação:

16h: Recepção

16h15: Exibição do documentário

17h30: Conversa com os magistrados participantes do projeto

18h: Lançamento do livro

Informações: escola.judicial@trt1.jus.br < VOLTAR