08 de outubro de 2019 . 14:17

TRT-1 recebe estudantes na 3ª edição do 'Ouvidoria nas Escolas'

O TRT-1 recebeu cerca de 30 alunos de escolas municipais de Resende e Belford Roxo para a 3ª edição do projeto “Ouvidoria nas Escolas”, nesta segunda-feira (7). A proposta é conscientizar os jovens de bairros carentes do estado sobre a atuação das ouvidorias públicas na consolidação das políticas sociais. Nos encontros, são abordados temas como trabalho infantil, segurança no trabalho, exercício da cidadania, entre outros assuntos ligados ao dia a dia dos jovens.

A vice-presidente da AMATRA1 e gestora regional de 1º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-1, Adriana Leandro, participou da mesa de abertura, na sede do Regional fluminense.

O ouvidor suplente do TRT-1 e gestor regional de 2º grau do programa, desembargador José Luís Campos Xavier, falou sobre a função da Justiça do Trabalho e diferentes tipos de trabalho infantil.

Ouvidor suplente do TRT-1, desembargador José Luís Campos Xavier, e o ouvidor de Belford Roxo, Igô Menezes, durante abertura do 'Ouvidoria nas Escolas'

Leia mais: Curso para ingresso na magistratura é finalista do Prêmio Innovare
Anamatra quer conhecer realidade de guardiões de pessoas com deficiência
Escola Judicial promove seminário ‘Magistratura e Redes Sociais’

“O trabalho infantil queima etapas do desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que a criança deixe de brincar e estudar. Pode, ainda, causar danos irreversíveis, como mutilações. Nós, que somos uma Justiça Social, não podemos nos omitir e buscamos promover uma maior conscientização da sociedade sobre o tema”, afirmou.

O ouvidor de Belford Roxo, Igô Menezes, destacou a importância do projeto — ele já havia participado da 2ª edição, em setembro de 2018. “Abriu a mente de muitos jovens, fazendo com que pudessem sonhar e enxergar novas possibilidades de atuação, apurando, inclusive, o senso de responsabilidade”, disse.

À tarde, os alunos do município da Baixada Fluminense, acompanhados de professores e diretores das escolas, fizeram uma visita guiada na sede do TRT-1, nos Fóruns Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta (Lavradio) e da Gomes Freire e no Passadiço Cultural. Eles também participaram de uma palestra sobre direitos da criança e do adolescente, sobre temas como “bullying” e “saúde mental”.

*Fotos e informações: TRT-1 < VOLTAR