19 de julho de 2019 . 17:44

TST negocia custeio de plano de saúde para pais de funcionários dos Correios

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, se reuniu nesta quarta-feira (17) com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) para discutir questões sobre o plano de saúde dos empregados e o acordo coletivo.

O objetivo do encontro, de acordo com o vice-presidente, é articular uma proposta que contemple as principais demandas dos empregados. Dentre elas estão a redução da base de cálculo da mensalidade do plano, a isenção da coparticipação em tratamentos contínuos (oncológico, diálise e hemodiálise) e a criação de um novo plano de saúde para os pais dos funcionários.

Leia também: Jovens recebem certificado do Projeto Mediação para o Mundo do Trabalho
Cálculo para BPC considera renda apenas de quem mora com requerente, diz STJ

Os Correios querem retirar o benefício concedido aos pais dos empregados, grupo de cerca de 50 mil pessoas. O TST apresentou uma proposta para os sindicatos em que a empresa arcaria com 40% do custo total e os empregados com 60%. O desconto no salário do empregado seria progressivo em relação a idade do pai ou mãe, podendo chegar a até 17,37%.

Na reunião, o vice-presidente manifestou aos dirigentes sindicais sua preocupação com a possibilidade de que os pais percam o plano de saúde a partir de 1º de agosto, caso não se chegue a um acordo até a data-base.

Durante o encontro, também foram debatidas a possibilidade da manutenção de cláusulas sociais e o reajuste salarial que contemple parte da inflação. Os dirigentes sindicais vão analisar as propostas. O TST aguarda as respostas dos sindicatos para negociar com os Correios. < VOLTAR