05 de novembro de 2019 . 14:59

Turma de 2004 completa 15 anos na magistratura do Trabalho

Em 4 de novembro de 2004, 22 bacharéis em Direito tomavam posse como juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Eles foram empossados pelo então presidente do TRT-1, Nelson Tomaz Braga. Após 15 anos, a maioria ainda atua no Regional Fluminense; oito magistrados foram para outros Tribunais, e um passou a integrar o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A diretora da AMATRA1 Roberta Ferme Sivolella faz parte desta turma. “O grupo era formado por colegas de muitas origens profissionais e idades diferentes. Éramos muito heterogêneos, mas nos identificamos e unimos. A posse foi um momento muito emocionante porque foi uma vitória para todos”, disse Roberta que mantém contato com o grupo que faz encontros anuais.

O juiz do Trabalho Paulo Rogério dos Santos, diretor da AMATRA1, também destacou a proximidade com os colegas do concurso de 2004.2. “É um grupo grande, que ficou muito amigo. Somos unidos até hoje, embora distantes fisicamente de alguns que se mudaram de estado. Todos são juízes muito bons e sérios que se dedicam à Justiça do Trabalho”, afirmou.

Leia mais: TRT-1 lança o Portal do Conhecimento para 2º grau e área administrativa
AMATRA1 conquista nove medalhas nos Jogos Nacionais da Anamatra
TRT-1 promove ‘Trabalho Infantil - Educar para erradicar’ no dia 18

Paulo Rogério, que trabalhou no TRT-2 (SP) como servidor antes de ser magistrado, disse que a posse foi emocionante por marcar uma conquista de vida. “Assumimos uma responsabilidade muito grande. Fui bem acolhido por todos no Tribunal, o que me fez ter certeza de que queria fazer carreira como juiz no TRT-1. Ronaldo, presidente da AMATRA1, e Claudia Maia, que faleceu recentemente, foram alguns dos grandes amigos que fiz desde o início.

Turma tomou possem como juízes do Trabalho do TRT-1 em 4 de novembro de 2004

‘Justiça do Trabalho é muito necessária’

Titular da 2ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Roberta Ferme faz um balanço dos anos como magistrada. “Foram tempos bastante intensos para todos nós. Pegamos a fase ‘analógica’ da Justiça do Trabalho, com processos impressos no papel e o sistema antigo, e passamos pelo desenvolvimento do processo eletrônico. De todo esse tempo, fica a sensação de estarmos fazendo o que acreditamos e gostamos, com amor e dedicação. Posso dizer que somos vocacionados”, afirmou.

Para Roberta, a trajetória profissional como juíza reforça o “desejo de continuar trabalhando com afinco” para cumprir o papel da Justiça do Trabalho. “A lembrança dos 15 anos nos dá mais força para seguir defendendo o caráter social da Justiça trabalhista. Dentro de um país de tantas desigualdades, isso é muito importante e faz toda a diferença”, concluiu.

Paulo ressaltou a importância da existência da Justiça trabalhista. “Fico assustado com o retrocesso que vivemos, de tentativa de extinção. A Justiça do Trabalho é muito necessária e nossa produtividade é muito grande, como mostram os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Somos essenciais para um país democrático”, finalizou.

Confira a lista dos 22 aprovados no concurso de 2004:
- Adriana Freitas de Aguiar
- Adriana Maia de Lima
- André Luiz Costa Carvalho
- Antônio Marcos Fonseca (MPT)
- Astrid Silva Britto
- Aline de Souza Tinoco Gomes de Melo
- Claudia Siqueira da Silva Lopes
- Cleyonara Campos Vieira Vilela (TRT-3)
- Gustavo Farah Corrêa
- Kassandra Nataly de Andrade Carvalho e Lima (TRT-19)
- Keyla de Oliveira Toledo e Veiga (TRT-3)
- Marco Antônio dos Santos (TRT-2)
- Michelle Adriane Rosário (TRT-12)
- Mônica de Amorim Torres Brandão
- Paulo Eduardo Belloti (TRT-15)
- Paulo Rogério dos Santos
- Raquel Pereira de Farias Moreira
- Roberta Ferme Sivolell
- Roberto Alonso Barros Rodrigues Gago
- Robson Gomes Ramos
- Vanessa Reis (TRT-10)
- Wellington Amadeu (TRT-15) < VOLTAR