06 de junho de 2019 . 17:44

Moura critica projeto de lei que põe fim ao exame toxicológico para motoristas

O diretor da AMATRA1 Marcelo Moura foi entrevistado nesta quinta-feira (6), pelo programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional, sobre o projeto de lei que extingue o exame toxicológico para motoristas profissionais. O juiz endossou o posicionamento da AMATRA1, que divulgou nota contrária à medida nesta quarta-feira (5). “Vamos continuar cobrando o poder público. Acreditamos que haverá um recuo nesse trecho do projeto”, afirmou.

O projeto (PL 3.267/2019) pretende modificar regras de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro e propõe a revogação do artigo 148-A, que exige o exame para condutores das categorias C, D e E. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (4) pelo Presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados. “Não há explicação plausível para a supressão de um exame que causou a redução de cerca de 40% dos acidentes automobilísticos envolvendo ônibus e caminhões”, afirmou Marcelo Moura.

O juiz ressaltou que o custo do exame é irrisório perto dos benefícios sociais trazidos. “São exames no valor de 40 a 60 reais, então não é nada significativo a ponto de justificar a supressão. Se o Estado tem por lei que o valor é claro, poderia subsidiar o custo, auxiliando aqueles que não podem pagar o exame, mas não suprimí-lo”, argumenta.

Leia mais:

'STF ceifou retrocesso social', diz Adriana Leandro à Rádio Nacional

Jurisports Brasil reúne profissionais do Direito e campeões olímpicos

Helen Peixoto e Neila de Mendonça são promovidas à titularidade

Atualmente, cada vez que vão renovar a CNH, os motoristas profissionais devem realizar o exame para detectar consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O teste consegue perceber o uso dessas drogas no período de seis meses anteriores ao exame.

Moura destacou que, dos 12 milhões de integrantes da categoria, dois milhões deixaram de renovar suas carteiras desde que o artigo entrou em vigor. “É possível imaginar o impacto que haverá se os motoristas não fizerem mais o exame”, afirmou.

Ouça a entrevista:



Foto: Reprodução/FFERJ < VOLTAR