28 de fevereiro de 2020 . 13:30

Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 182 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo 19 no Rio de Janeiro. Até agora, apenas um paciente brasileiro teve a doença confirmada após dois testes, em São Paulo. Para prevenir a transmissão do vírus, é importante estar atento aos cuidados básicos.

Com sintomas parecidos com uma gripe comum — febre, tosse e dificuldade para respirar, como congestão e corrimento nasal —, a doença tem sido propagada pelo contato entre pessoas. A transmissão pode acontecer através do ar, de secreções contaminadas como saliva e catarro, de toques ou aperto de mão e do uso de objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como medida de prevenção, o Ministério da Saúde orienta a lavar sempre as mãos e pulsos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos; esterilizar as mãos com álcool em gel; cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e jogá-lo no lixo, além de evitar tocar as mucosas dessas áreas e dos olhos após a higienização das mãos; não compartilhar objetos como toalhas, talheres, copos ou travesseiros; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; e evitar contato próximo com pessoas doentes.

Leia mais: ‘Você não estava aqui’ retrata efeitos da prestação de serviço por aplicativos
Justiça do Trabalho bate recorde e recolhe R$ 4 bilhões em 2019
TRT-1 impede desconto salarial de bancários que participaram de greve

O órgão também aconselha a população a manter hábitos saudáveis no dia a dia, como ter alimentação equilibrada e beber bastante água. Ao público-alvo da vacina da gripe (idosos a partir de 60 anos, gestantes, professores, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas ou privada de liberdade), a orientação é fazer a imunização anualmente.

Suspeita, diagnóstico e tratamento

Os critérios para a definição de caso suspeito englobam as pessoas que apresentam febre e mais um sintoma gripal (tosse ou falta de ar), e que, nos últimos 14 dias, tenham tido passagem pela China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja. A presença de sinais após contato com pessoas que estiveram nesses países também requer atenção.

A doença é confirmada por meio de exames de biologia molecular após coleta de amostras de materiais respiratórios. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Já os graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.

Apesar de ainda não haver tratamento específico para as doenças causadas pelo coronavírus, é indicado fazer repouso e consumir água, além do uso de medicamento para dor e febre. O uso de umidificador no quarto e banhos quente para ajudar a aliviar a dor de garganta e tosse também são aconselhados.

*Foto: Freepik < VOLTAR