AMATRA1 apresenta demandas da magistratura à corregedora do TRT-1

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, se reuniu com a corregedora-regional do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da Região), Mery Bucker Caminha, nesta terça-feira (19), para discutir demandas dos magistrados do Rio de Janeiro. A reunião tratou de questões como o sistema de sobreaviso, redistribuição de processos para prolação de sentença, férias dos juízes, entre outros temas do interesse da magistratura.

Também participaram da reunião o vice-corregedor, Luiz Alfredo Mafra Lino, o juiz convocado na Corregedoria André Villela e os diretores da AMATRA1 Rosane Catrib, Paulo Rogério dos Santos, José Dantas Diniz Neto e Bianca Dalla Vedova.

Leia também: Sobreaviso dos juízes substitutos será mantido, diz corregedora do TRT-1

Callado apresentou à Corregedoria proposta para que os juízes de cada vara do Trabalho possam organizar de forma consensual seus períodos de férias. A redistribuição dos processos também foi discutida no encontro. Segundo a corregedora, o órgão está avaliando medidas para reduzir o número de sentenças não prolatadas por juízes removidos para outro Tribunal.

Mery Bucker disse que a Corregedoria está aperfeiçoando o sistema de sobreaviso no TRT-1 e vai analisar a possibilidade de divulgar uma pré-escala com maior antecedência, para permitir que os juízes substitutos possam se programar melhor. O presidente da AMATRA1 pediu que a Corregedoria deixasse claras as regras para a convocação.

Também foram debatidas a atuação dos assistentes de juízes substitutos que estão à disposição da Corregedoria, problemas do sistema e-Carta e o funcionamento dos Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas). A corregedora confirmou a intenção de levar o Centro para municípios do interior do Estado.