
As diretorias de Cidadania e Direitos Humanos e de Aposentados e Pensionistas da AMATRA1 convida os associados para um passeio guiado pelo Circuito da Herança Africana, na região da Pequena África, Zona Portuária do Rio. O tour acontecerá em 23 de novembro (sexta-feira), das 14h às 17h.
O passeio será custeado pela AMATRA1 aos associados. Após o passeio haverá uma confraternização em local a ser definido. A inscrição pode ser feita através do e-mail
Leia também: AMATRA1 lança campanha de refiliação
O circuito será realizado em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O tour guiado é uma oportunidade de reflexão sobre a diáspora africana, a importância da preservação do patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro e as dificuldades de inserção dos negros na sociedade brasileira.
O percurso começa no Largo da Prainha (Rua Sacadura Cabral, 75, na Saúde) e termina no IPN (Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos), à Rua Pedro Ernesto, 32, na Gamboa. O trajeto inclui o Cais do Valongo (Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco), o Cemitério dos Pretos Novos, o Largo do Depósito, o Jardim Suspenso do Valongo e a Pedra do Sal, entre outros espaços que remetem ao cotidiano dos africanos e seus descendentes.
Os associados terão a oportunidade de visitar o IPN, dedicado à pesquisa, estudo e preservação do patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro. O local abriga o sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, o maior cemitério de escravos africanos nas Américas, descoberto em 1996.
Para conhecer o projeto, acesse site do IPN.