Juízes tratam de pautas dos aposentados na Anamatra

 

 

Os diretores de Aposentados e Pensionistas da AMATRA1, Jorge Lopes e Benimar Medeiros, participaram nesta segunda-feira (3) da Reunião Nacional dos Diretores e Representantes dos Aposentados da Anamatra, em Brasília. Com o objetivo de fortalecer a categoria, Jorge Lopes apresentou a proposta de criação da Frentas-Aposentados, que será encaminhada para os representantes da Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público).

Foi criada uma comissão para com o objetivo de encaminhar propostas que viabilizem a concretização da tese de Benimar Medeiros, aprovada no Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sobre a participação de aposentados em cursos das escolas judiciais. A comissão será composta por três membros, entre elas a diretora da AMATRA1.

O diretor de Aposentados da Anamatra, Rodnei Doreto, fez uma avaliação geral do cumprimento do programa da entidade. Ele destacou que agora os aposentados participam das comissões da Anamatra. “Essa decisão é muito relevante. O aposentado está se inserindo em diferentes segmentos da Anamatra e, principalmente agora, nas comissões”, disse Benimar Medeiros.

Rodnei Doreto informou o andamento das ações judiciais e administrativas e das pautas legislativas, especialmente o PL do Extrateto (6.726/2016). Sobre a questão remuneratória, Doreto disse que a PAE (Parcela Autônoma de Equivalência) será paga nos próximos dias, antes do recesso. De acordo com o diretor, será respeitada a prioridade absoluta dos magistrados maiores de 80 anos, com doenças graves e necessidades especiais.

Ainda foi criada uma ouvidoria-adjunta exclusiva para os aposentados. Segundo Benimar Medeiros, outras propostas estão perto de serem concretizadas, como a questão do pecúlio e a possibilidade de associação de pensionistas à Anamatra.